Imagens Persuasivas:

Masculinidade e autoritarismo na cena política contemporânea

Autores

Palavras-chave:

Masculinidades, Autoritarismo, Política, Imagem

Resumo

O artigo debate a representação da masculinidade viril na política contemporânea e, particularmente, a estética masculinista vinculada à (extrema) direita e, de modo geral, ao autoritarismo. A análise focaliza cenas e fotografias difundidas em canais midiáticos e redes sociais nas quais a associação entre política e louvor à estética masculinista é sintetizada na figura do líder de Estado ou de seus apoiadores. As imagens em questão foram produzidas no Brasil e nos EUA entre 2018 e 2021. Comparando-as e analisando-as isoladamente, destaca-se de que maneira, através de uma estética sincrética, tem-se produzido uma cena masculinista transnacional que serve de sustento a diferentes grupos políticos. Esses recursos visuais são estrategicamente concebidos com referências heterogêneas que condensam desde estereótipos arcaicos até imagens emblemáticas da masculinidade contemporânea. Essas imagens, dada a frequência com que aparecem em cenas políticas, podem ser compreendidas como parte da atual ofensiva antigênero em países do Norte e do Sul Global. Essas aparições, ao mesmo tempo, reafirmam uma visão neofascista na política e se constituem como resposta ressentida, fundamentalmente machista, frente ao progressivo avanço de conquistas sociais nas últimas décadas decorrentes das lutas feministas e da atuação de movimentos sociais ligados às identidades sexuais e de gênero dissidentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Maroto Moreira, Universidade Federal da Bahia

Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (FFCH-UFBA), mestre em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU-UFBA), atualmente doutorando em Antropologia pela Universidade Federal da Bahia. Tem experiência nas áreas de Antropologia Urbana, Antropologia do Corpo e antropologia do gênero e Antropologia Visual, com ênfase em temas relacionados a experiência da urbana e do espaço público. Pesquisou no mestrado vagabundagem e vadiagem de rua numa perspectiva histórico-urbanística. Atualmente dedica-se ao estudo sobre produção corporal entre as casas populares na musculação, nos esporte esportes de ação e outras práticas físicas, abordando temáticas como masculinidade , sexualidade e socialização. 

Downloads

Publicado

2024-06-10

Como Citar

Moreira, L. M. . (2024). Imagens Persuasivas: : Masculinidade e autoritarismo na cena política contemporânea. Cadernos De Gênero E Diversidade, 9(4). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/cadgendiv/article/view/52907

Edição

Seção

Artigos