Teoria feminista e pesquisa em Educação Ambiental:

Os saberes nas águas e nos campos e o processo histórico de invisibilização das mulheres

Autores

Palavras-chave:

Mulheres campeiras, Pescadoras embarcadas, Feminismo decolonial e interseccional, Etnografia, Educação Ambiental Crítica

Resumo

O presente artigo parte de reflexões realizadas através de pesquisas[1] que têm como elemento central apresentar o processo pelo qual mulheres que vivem nas regiões rurais costeiras no sul do Rio Grande do Sul atravessam ao longo dos anos quando desempenham atividades consideradas, majoritariamente, masculinas. Assim, neste texto, buscamos apresentar, a partir de uma pesquisa realizada com pescadoras embarcadas nas lagoas no extremo sul do Brasil, especialmente por meio do material etnográfico, bem como de uma pesquisa que vem sendo desenvolvida para compreender o modo de vida das mulheres campeiras, o quanto as teorias feministas de perspectiva decolonial e interseccional nos fornecem elementos fundamentais para pensar criticamente sobre as condições de opressão das mulheres no mundo a partir da diferença. Construir pesquisas comprometidas com a diferença, é ocupar lugares, é estar à mesa, é compreender a diversidade, discutir e propor ações conjuntas buscando um viver de forma mais justa e igualitária com tudo que compõe esse mundo, seja humano ou para além do humano.

 

[1] São duas as pesquisas de doutorado em Educação Ambiental que dão base para este artigo. Neste momento, uma delas se encontra encerrada – com mulheres pescadoras, enquanto a outra – com mulheres campeiras, está em fase de desenvolvimento.

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Biografia do Autor

Marta Bonow Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Arqueóloga, Doutoranda em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande/FURG (desde 2020), Mestra em Antropologia - Área de Concentração em Arqueologia pela Universidade Federal de Pelotas/UFPel (2015) e Bacharela em Antropologia - Linha de Formação em Arqueologia pela mesma instituição (2018). Atua principalmente em pesquisas interdisciplinares que abordem teorias feministas, estudos de gênero, bem como temáticas de patrimônio cultural e ambiental, buscando aproximação entre as áreas de arqueologia, antropologia, história e educação ambiental. Atualmente, é pesquisadora do Núcleo de Estudos Saberes Costeiros e Contra-Hegemônicos (NECO) e do Grupo de Estudos em Filosofias Emergentes (GEFE), ambos da FURG, e pesquisadora colaboradora do Laboratório Interdisciplinar de Estudos Feministas (LEF) da UFPel. É associada à ONG Usina Feminista (Pelotas/RS), na qual atua como colaboradora voluntária. Desde 2010, trabalha em projetos cujos objetivos são a identificação, a preservação e a valorização do patrimônio cultural junto a comunidades, através da Educação Patrimonial e Educação Ambiental. Também, atua na consultoria ambiental com arqueologia preventiva. É formada, ainda, em Medicina Veterinária pela UFPel (2000).

Liza Bilhalva, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Bacharela em Antropologia Social e Cultural (UFPel), Mestra em Antropologia Social e Cultural (UFPel), Doutora em Educação Ambiental (FURG). Desenvolve pesquisas com ênfase nas áreas de pesca artesanal, processos de aprendizagem, relações humanos e não-humanos, cultura e patrimônio, buscando aproximações entre antropologia, educação, ambiente e comunidades.

Giapaolo Knoller Adomilli, Universidade Federal do Rio Grande

Bacharel em Ciências Sociais (2001) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Mestre (2003) e Doutor (2007) em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Docente da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, vinculado ao Instituto de Ciências Humanas e da Informação - ICHI, curso de Bacharelado em Arqueologia. Docente do Programa de Pós Graduação em Educação Ambiental - PPGEA - FURG, na linha de pesquisa Fundamentos da Educação Ambiental - FEA. Coordena o Núcleo de Estudos Saberes Costeiros e Contra Hegemônicos - NECO/FURG (Diretório dos Grupos de Pesquisa CNPq). 

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Publicado

2024-01-12

Como Citar

Bonow Rodrigues, M. ., Bilhalva, L., & Knoller Adomilli, G. . (2024). Teoria feminista e pesquisa em Educação Ambiental:: Os saberes nas águas e nos campos e o processo histórico de invisibilização das mulheres. Cadernos De Gênero E Diversidade, 9(2). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/cadgendiv/article/view/52417

Edição

Seção

Artigos