Teoria feminista e pesquisa em Educação Ambiental:

Os saberes nas águas e nos campos e o processo histórico de invisibilização das mulheres

Authors

Keywords:

Mulheres campeiras, Fishing women on board, Decolonial and intersectional feminism, Ethnography, Critical Environmental Education

Abstract

This article starts from reflections carried out through research that have as a central element to present the process by which women living in coastal rural regions in southern Rio Grande do Sul cross over the years when performing activities considered mostly male. Thus, in this text, we seek to present, from a research carried out with fishing women on board in the lagoons in the extreme south of Brazil, especially through the ethnographic material, as well as a research that has been developed to understand the way of life of mulheres campeiras[1] how feminist theories of decolonial and intersectional perspective provide us with fundamental elements to think critically about the conditions of oppression of women in the world from difference. Building research committed to difference, is to occupy places, is to be at the table, is to understand diversity, discuss and propose joint actions seeking a more just and egalitarian way of living with everything that makes up this world, whether human or beyond the human.

 

[1] Campeiro (man) or campeira (woman) – the man or woman who works with cattle farms. We don’t translate this keyword, although we could translate "mulheres campeiras" as peasant women, but campeira’s life goes beyond the peasantry and rural life. It’s a way of life proper to the Brazilian, Argentine and Uruguayan Pampa region.

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Author Biographies

Marta Bonow Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Arqueóloga, Doutoranda em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande/FURG (desde 2020), Mestra em Antropologia - Área de Concentração em Arqueologia pela Universidade Federal de Pelotas/UFPel (2015) e Bacharela em Antropologia - Linha de Formação em Arqueologia pela mesma instituição (2018). Atua principalmente em pesquisas interdisciplinares que abordem teorias feministas, estudos de gênero, bem como temáticas de patrimônio cultural e ambiental, buscando aproximação entre as áreas de arqueologia, antropologia, história e educação ambiental. Atualmente, é pesquisadora do Núcleo de Estudos Saberes Costeiros e Contra-Hegemônicos (NECO) e do Grupo de Estudos em Filosofias Emergentes (GEFE), ambos da FURG, e pesquisadora colaboradora do Laboratório Interdisciplinar de Estudos Feministas (LEF) da UFPel. É associada à ONG Usina Feminista (Pelotas/RS), na qual atua como colaboradora voluntária. Desde 2010, trabalha em projetos cujos objetivos são a identificação, a preservação e a valorização do patrimônio cultural junto a comunidades, através da Educação Patrimonial e Educação Ambiental. Também, atua na consultoria ambiental com arqueologia preventiva. É formada, ainda, em Medicina Veterinária pela UFPel (2000).

Liza Bilhalva, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Bacharela em Antropologia Social e Cultural (UFPel), Mestra em Antropologia Social e Cultural (UFPel), Doutora em Educação Ambiental (FURG). Desenvolve pesquisas com ênfase nas áreas de pesca artesanal, processos de aprendizagem, relações humanos e não-humanos, cultura e patrimônio, buscando aproximações entre antropologia, educação, ambiente e comunidades.

Giapaolo Knoller Adomilli, Universidade Federal do Rio Grande

Bacharel em Ciências Sociais (2001) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Mestre (2003) e Doutor (2007) em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Docente da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, vinculado ao Instituto de Ciências Humanas e da Informação - ICHI, curso de Bacharelado em Arqueologia. Docente do Programa de Pós Graduação em Educação Ambiental - PPGEA - FURG, na linha de pesquisa Fundamentos da Educação Ambiental - FEA. Coordena o Núcleo de Estudos Saberes Costeiros e Contra Hegemônicos - NECO/FURG (Diretório dos Grupos de Pesquisa CNPq). 

Published

2024-01-12

How to Cite

Bonow Rodrigues, M. ., Bilhalva, L., & Knoller Adomilli, G. . (2024). Teoria feminista e pesquisa em Educação Ambiental:: Os saberes nas águas e nos campos e o processo histórico de invisibilização das mulheres. Cadernos De Gênero E Diversidade, 9(2). Retrieved from https://periodicos.ufba.br/index.php/cadgendiv/article/view/52417

Issue

Section

Artigos