“A flor do amadurecimento”:

Experiências sexuais na infância em narrativas de homens que fazem sexo com homens na Região Metropolitana do Recife-PE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v8i2.49549

Palavras-chave:

Infância, Práticas homossexuais, Direitos sexuais, HSH, Homens

Resumo

O texto discute resultados de inquérito comportamental com 380 homens que fazem sexo com homens (HSH) e entrevistas narrativas com vinte dos respondentes do inquérito sobre experiências sexuais na infância. As primeiras experiências sexuais relatadas ocorreram na segunda infância e tinham o sentido de brincadeiras. Até os 12 anos, 46,8% dos respondentes relataram ter dado o primeiro beijo na boca, 46,3% realizado carícias mútuas (sarração) e 36,3% masturbação solitária (punheta). As práticas penetrativas (sexo oral e anal) tiveram menores frequências, concentrando-se por volta dos 12 anos. Nas narrativas, as práticas penetrativas estiveram relacionadas a um reposicionamento subjetivo, em que as crianças tinham mais consciência sobre os significados da sexualidade do mundo adulto,  sentiam-se prontas corporal e subjetivamente (dominavam a malícia) para a realização do tesão com outros garotos, geralmente um amigo mais velho. A análise aponta para a centralidade das estilizações de gênero e de idade na formação de desejos e parcerias. Também chama atenção paras as investidas estigmatizantes da família, vizinhança, igreja e escola, cujo efeito é expresso no sentimento de confusão e produz uma variedade de cicatrizes subjetivas, como depressão, ideações e tentativas de suicídio. Situações que pedem robustas ações de garantia dos direitos sexuais das crianças com práticas homossexuais e transgêneras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luís Felipe Rios, Universidade Federal de Pernambuco

Professor Titular, Laboratório de Estudos da Sexualidade Humana/LabESHU. Psicólogo, Mestre em Antropologia e Doutor em Saúde Coletiva.

Downloads

Publicado

2022-07-01

Como Citar

Rios, L. F. (2022). “A flor do amadurecimento”:: Experiências sexuais na infância em narrativas de homens que fazem sexo com homens na Região Metropolitana do Recife-PE. Cadernos De Gênero E Diversidade, 8(2), 341–370. https://doi.org/10.9771/cgd.v8i2.49549

Edição

Seção

Artigos