Muito mais que uma festa
As Paradas LGBT de Sergipe como um espaço de produção de saúde
DOI:
https://doi.org/10.9771/cgd.v8i2.49116Palavras-chave:
Parada LGBT, Saúde, Política, Sergipe, PrevençãoResumo
O presente artigo tem como objetivo produzir um debate sobre as Paradas do Orgulho LGBT, tendo como foco as de Sergipe, e sua relação na construção da luta contra as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e HIV/AIDS. Dessa forma, buscou-se investigar as condições de constituição da luta contra o HIV/AIDS no Brasil, a chegada da doença em Sergipe e as relações do governo com os movimentos homossexual/GLBT/LGBT. Por fim, analisou-se o envolvimento da Parada LGBT de Sergipe com as ações de prevenção as ISTs e HIV. A importância dessa pesquisa se deve, primeiro, pela escassez de estudos sobre a temática e, segundo, por problematizar a ideia de que a Parada se trata apenas de um evento festivo. O percurso metodológico do trabalho envolveu levantamento bibliográfico, consulta de jornais, entrevista e trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Acesso e Direitos Autorais
As pessoas autoras mantêm os direitos autorais de suas obras, concedendo à revista o direito de primeira publicação.
A Revista Cadernos de Gênero e Diversidade é de acesso aberto, não cobra taxas de submissão ou publicação.
As pessoas autoras mantêm os direitos autorais de suas obras, concedendo à revista o direito de primeira publicação.
As publicações são licenciadas sob a licença Creative Commons Atribuição (CC BY), que permite compartilhamento e adaptação com atribuição de autoria.
Termo da declaração de acesso aberto
Cadernos de Gênero e Diversidade (CGD) é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para usuária/o ou sua instituição. As usuárias e os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia da editora ou de autor/a/es, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).







