Muito mais que uma festa
As Paradas LGBT de Sergipe como um espaço de produção de saúde
DOI:
https://doi.org/10.9771/cgd.v8i2.49116Palavras-chave:
Parada LGBT, Saúde, Política, Sergipe, PrevençãoResumo
O presente artigo tem como objetivo produzir um debate sobre as Paradas do Orgulho LGBT, tendo como foco as de Sergipe, e sua relação na construção da luta contra as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e HIV/AIDS. Dessa forma, buscou-se investigar as condições de constituição da luta contra o HIV/AIDS no Brasil, a chegada da doença em Sergipe e as relações do governo com os movimentos homossexual/GLBT/LGBT. Por fim, analisou-se o envolvimento da Parada LGBT de Sergipe com as ações de prevenção as ISTs e HIV. A importância dessa pesquisa se deve, primeiro, pela escassez de estudos sobre a temática e, segundo, por problematizar a ideia de que a Parada se trata apenas de um evento festivo. O percurso metodológico do trabalho envolveu levantamento bibliográfico, consulta de jornais, entrevista e trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a Cadernos de Gênero e Diversidade seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Para conhecer mais sobre essa licença: <https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/>.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Cadernos de Gênero e Diversidade (CGD), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.