Acesso e permanência de pessoas trans e travestis ao Sistema Único de Saúde

Uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v8i2.49102

Palavras-chave:

Direitos Humanos, Saúde, Trans, Travesti, SUS

Resumo

O direito à saúde é considerado com um Direito Humano e é regulado no Brasil pelo Sistema Único de Saúde, sob os princípios de Integralidade, Universalidade e Equidade. A partir disso, entendemos que todas as pessoas têm direito ao acesso e permanência aos serviços e ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e agravos. A realidade, no entanto, nem sempre é essa. Pessoas trans e travestis têm o mesmo acesso a saúde que pessoas cisgêneras? Nesta pesquisa, através de uma revisão integrativa nas plataformas BvS e Scielo, foram analisados oito artigos que abordam a temática e pode-se constatar que nem sempre esse acesso e permanência se efetivam. Como resultado, observa-se que, apesar de algumas normativas conquistadas, o acesso e permanência de pessoas trans e travestis ao SUS ainda não suficientemente garantido, pois percebemos a existência de preconceito e discriminação, despreparo de profissionais e a falta de serviços. Apontamos que é preciso avançar na melhoria do atendimento da população em questão, seja em integralidade e equidade de serviços e ações, seja na humanização e acolhimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Broilo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Psicólogo pela Universidade FUMEC (2019). Especialista em Direitos Humanos e Saúde pela ENSP/FIOCRUZ (2022). Mestre em Políticas Públicas e Formação Humana pela UERJ (2022).

Jaqueline Gomes de Jesus, Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e Fundação Oswaldo Cruz (DIHS/ENSP/FIOCRUZ)

Professora de Psicologia do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e do Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (DIHS/ENSP/FIOCRUZ). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de História da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PROFHISTÓRIA/UFRRJ) e do Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS/FIOCRUZ). Psicóloga, Mestra em Psicologia e Doutora em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília (UnB), com pós-doutorado pela Escola Superior de Ciências Sociais e História da Fundação Getúlio Vargas (CPDOC/FGV). Pesquisadora-Líder do ODARA - Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Cultura, Identidade e Diversidade (CNPq/IFRJ). 

Downloads

Publicado

2022-07-01

Como Citar

Broilo, R., & Jesus, J. G. de. (2022). Acesso e permanência de pessoas trans e travestis ao Sistema Único de Saúde: Uma revisão integrativa. Cadernos De Gênero E Diversidade, 8(2), 94–125. https://doi.org/10.9771/cgd.v8i2.49102

Edição

Seção

Dossiê