Entre a performance e a performatividade

(Re)visitando o gênero pelo campo da memória

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v8i2.48508

Palavras-chave:

performance, performatividade, gênero, queer, memória

Resumo

Neste texto o autor se interessa em problematizar o gênero pelo campo da memória social, levando em consideração as proximidades inevitáveis entre os conceitos de performance e performatividade. A memória insurge neste processo como força de permanência pelos referenciais de legibilidade, mas, também como força subversiva na medida que se impõe como ato criativo. Assim, pensar a performance e a performatividade de gênero requer levar em consideração os referenciais guardados na memória e também por ela subvertidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roney Gusmão, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutor em Memória: Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, professor adjunto do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas - CECULT da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB. Foi docente titular e coordenador de pesquisa e extensão da Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC. Também participa do grupo de estudos Gênero, Cultura e Diversidade - GENUS e dos Grupos de Pesquisas Memória, Espaço e Culturas - MESCLAS e Formação e Investigação em Práticas de Ensino - FIPE, também desenvolve atividades de pesquisa e extensão articuladas aos referidos grupos, atuando principalmente nos seguintes temas: memória, cultura, ensino, pós-modernidade, gênero, espaço urbano.

Downloads

Publicado

2022-07-01

Como Citar

Gusmão, R. (2022). Entre a performance e a performatividade: (Re)visitando o gênero pelo campo da memória. Cadernos De Gênero E Diversidade, 8(2), 316–340. https://doi.org/10.9771/cgd.v8i2.48508

Edição

Seção

Artigos