Experiências de mulheres lésbicas e atitudes de profissionais de enfermagem nos serviços de saúde:
Notas científicas
DOI:
https://doi.org/10.9771/cgd.v8i2.48375Palavras-chave:
Lésbicas, Minorias Sexuais e de Gênero, Atenção Integral à Saúde da Mulher, EnfermagemResumo
Buscou-se investigar as atitudes de profissionais de enfermagem frente aos cuidados voltados às mulheres lésbicas e as experiências vivenciadas por estas nos serviços de saúde, apoiadas na literatura nacional e internacional, além de construir uma síntese interpretativa da literatura à luz de Bourdieu. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, cuja amostra de 40 artigos foi selecionada nas bases PubMed, Scopus, LILACS e BDENF, no período entre 2004 e 2021. A literatura estudada mostra que as mulheres lésbicas vivenciaram experiências de preconceito, estigmatização e ansiedade nos serviços de saúde. Aponta ainda, que o habitus heteronormativo, fortemente presente nas práticas de saúde, promovem cuidados de enfermagem, em sua maioria, distorcidos, voltados para as mulheres lésbicas como se elas fossem heterossexuais, seja nas dimensões institucionais, relacionais e/ou símbolicas dos serviços de saúde. Desse modo, é necessário garantir a formação em serviço para profissionais de enfermagem, a fim de incluir e naturalizar as particularidades e demandas das mulheres lésbicas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Acesso e Direitos Autorais
As pessoas autoras mantêm os direitos autorais de suas obras, concedendo à revista o direito de primeira publicação.
A Revista Cadernos de Gênero e Diversidade é de acesso aberto, não cobra taxas de submissão ou publicação.
As pessoas autoras mantêm os direitos autorais de suas obras, concedendo à revista o direito de primeira publicação.
As publicações são licenciadas sob a licença Creative Commons Atribuição (CC BY), que permite compartilhamento e adaptação com atribuição de autoria.
Termo da declaração de acesso aberto
Cadernos de Gênero e Diversidade (CGD) é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para usuária/o ou sua instituição. As usuárias e os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia da editora ou de autor/a/es, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).







