Experiências de mulheres lésbicas e atitudes de profissionais de enfermagem nos serviços de saúde:

Notas científicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v8i2.48375

Palavras-chave:

Lésbicas, Minorias Sexuais e de Gênero, Atenção Integral à Saúde da Mulher, Enfermagem

Resumo

Buscou-se investigar as atitudes de profissionais de enfermagem frente aos cuidados voltados às mulheres lésbicas e as experiências vivenciadas por estas nos serviços de saúde, apoiadas na literatura nacional e internacional, além de construir uma síntese interpretativa da literatura à luz de Bourdieu. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, cuja amostra de 40 artigos foi selecionada nas bases PubMed, Scopus, LILACS e BDENF, no período entre 2004 e 2021. A literatura estudada mostra que as mulheres lésbicas vivenciaram experiências de preconceito, estigmatização e ansiedade nos serviços de saúde. Aponta ainda, que o habitus heteronormativo, fortemente presente nas práticas de saúde, promovem cuidados de enfermagem, em sua maioria, distorcidos, voltados para as mulheres lésbicas como se elas fossem heterossexuais, seja nas dimensões institucionais, relacionais e/ou símbolicas dos serviços de saúde. Desse modo, é necessário garantir a formação em serviço para profissionais de enfermagem, a fim de incluir e naturalizar as particularidades e demandas das mulheres lésbicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia de Sousa Milanez, Universidade Federal do Piauí

Enfermeira graduada pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Mestre em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Luís Felipe Oliveira Ferreira, Universidade Federal do Piauí

Enfermeiro graduado pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Mestrando em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí.

Francisco Renato Lima, Universidade Estadual de Campinas

Graduado em Pedagogia pelo Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA) e em Letras - Português/Inglês pelo Instituto de Ensino Superior Múltiplo (IESM). Mestre em Letras - Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Doutorando em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Adriane das Neves Silva, Instituto Federal do Rio de Janeiro

Enfermeira. Doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto Fernandes Figueira da Fundação Oswaldo Cruz. Atualmente é Professora Colégio Estadual Hilton Gama e professora substituta do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Breno de Oliveira Ferreira, Universidade Federal do Amazonas

Psicólogo e Pedagogo com doutorado em Saúde Coletiva pelo Instituto Fernandes Figueira da Fundação Oswaldo Cruz. Atualmente é professor-pesquisador efetivo da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) nos cursos de graduação e mestrado em Psicologia.

Ana Paula Pereira Nabero, Universidade Federal do Amazonas

Psicóloga graduada pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Amazonas.

José Ivo dos Santos Pedrosa, Universidade Federal do Piauí

Médico, professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas.

Downloads

Publicado

2022-07-01

Como Citar

Milanez, L. de S., Ferreira, L. F. O. ., Lima, F. R. ., Silva, A. das N. ., Ferreira, B. de O. ., Nabero, A. P. P. ., & Pedrosa, J. I. dos S. . (2022). Experiências de mulheres lésbicas e atitudes de profissionais de enfermagem nos serviços de saúde:: Notas científicas. Cadernos De Gênero E Diversidade, 8(2), 204–233. https://doi.org/10.9771/cgd.v8i2.48375

Edição

Seção

Dossiê