As mulheres sob ataque:

neoliberalismo, conservadorismo e desdemocratização na ofensiva à agenda de gênero

Autores

  • Emanuele Mantovani Universidade de Santa Cruz do Sul https://orcid.org/0000-0003-1873-8727
  • Silvia Virginia Coutinho Areosa Universidade de Santa Cruz do Sul

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v8i3.48322

Palavras-chave:

Neoliberalismo. Ideologia de gênero. Necropolítica. Feminismo.

Resumo

Este artigo teórico tem como objetivo discutir a relação entre o novo modelo neoliberal, o conservadorismo e a desdemocratização com a retirada de direitos e os ataques às políticas de gênero. Este novo modelo, que propõe não só uma política econômica, mas também uma racionalidade conservadora e antidemocrática tem como lastros a chamada ideologia de gênero e a necropolítica. A partir de uma pesquisa bibliográfica, esse trabalho conecta o novo neoliberalismo, seus produtos (conservadorismo e desdemocratização) e subprodutos (ideologia de gênero e necropolítica) a serviço de um modelo que aprofunda o domínio do capital sobre a sociedade e de forma mais aguda e violenta sobre as mulheres, impondo um retrocesso histórico à agenda feminista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emanuele Mantovani, Universidade de Santa Cruz do Sul

Doutoranda em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul - Unisc, com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES (Prosuc), modalidade 1. Desenvolve pesquisa em Microempreendedorismo e Gênero, ligada à linha de pesquisa Estado, Instituições e Democracia. É Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e Jornalista pela mesma universidade. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: Microempreendedorismo, Trabalho e Relações de Gênero, Gênero e Desenvolvimento Regional e Comunicação. Atualmente é pesquisadora membro do GEDEPP - Grupo de Estudos em Democracia e Políticas Públicas - CNPQ.

Silvia Virginia Coutinho Areosa, Universidade de Santa Cruz do Sul

Graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1985), mestrado em Psicologia Social e da Personalidade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1993), e doutorado sanduíche em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2008), tendo estudado durante o ano de 2007 no departamento de Psicologia Evolutiva e da Educação da Universidade de Barcelona na Espanha com bolsa CAPES. Pós Doutorado em Serviço Social pela PUCRS (2012). Atualmente é professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional e Coordenadora do Mestrado em Psicologia da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Líder do "Grupo de Estudos e Pesquisas em Envelhecimento e Cidadania" e Vice-líder do grupo de pesquisa "Democracia e Políticas Públicas" e integrante do grupo de trabalho da ANPEPP em Representações Sociais. Avaliadora do Inep/Sinaes - MEC. Membro da CTAA- subcomissão Saúde, Bem Estar e Serviços. Tem experiência na área de Psicologia Social, com ênfase em Gerontologia, atuando principalmente nos seguintes temas: envelhecimento, saúde coletiva, representações sociais e gênero.

Downloads

Publicado

2022-10-18

Como Citar

Mantovani, E., & Areosa, S. V. C. . (2022). As mulheres sob ataque:: neoliberalismo, conservadorismo e desdemocratização na ofensiva à agenda de gênero. Cadernos De Gênero E Diversidade, 8(3), 157–176. https://doi.org/10.9771/cgd.v8i3.48322

Edição

Seção

Artigos