Ciberfeminismos em tempos de Pandemia:
Uma análise de redes e práticas a partir do Twitter
DOI:
https://doi.org/10.9771/cgd.v9i1.48321Palavras-chave:
Análise de Redes, Cibercultura, Ciberfeminismo, Pandemia, TwitterResumo
Este estudo tem como objetivo investigar práticas ciberfeministas nas redes sociais, especificamente no Twitter, durante a pandemia, identificando as principais redes de discussão e quais os tópicos mais abordados. Compreende-se a rede social como um espaço que amplia a esfera pública, e, portanto, como central às novas práticas feministas. As discussões baseiam-se, também, nos conceitos de cibercultura e ciberfeminismo, com foco no feminismo interseccional. O corpus de análise foi coletado utilizando-se o Netlytic, nos meses de janeiro e março de 2021. Como metodologia de análise dos dados, utilizou-se a Análise de Redes Sociais (ARS) e a análise de conteúdo. Já como resultados, observou-se que as práticas ciberfeministas vêm acontecendo de forma descentralizada e diminuída durante a pandemia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cadernos de Gênero e Diversidade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a Cadernos de Gênero e Diversidade seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Para conhecer mais sobre essa licença: <https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/>.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Cadernos de Gênero e Diversidade (CGD), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.