Ciberfeminismos em tempos de Pandemia:

Uma análise de redes e práticas a partir do Twitter

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v9i1.48321

Palavras-chave:

Análise de Redes, Cibercultura, Ciberfeminismo, Pandemia, Twitter

Resumo

Este estudo tem como objetivo investigar práticas ciberfeministas nas redes sociais, especificamente no Twitter, durante a pandemia, identificando as principais redes de discussão e quais os tópicos mais abordados. Compreende-se a rede social como um espaço que amplia a esfera pública, e, portanto, como central às novas práticas feministas. As discussões baseiam-se, também, nos conceitos de cibercultura e ciberfeminismo, com foco no feminismo interseccional. O corpus de análise foi coletado utilizando-se o Netlytic, nos meses de janeiro e março de 2021. Como metodologia de análise dos dados, utilizou-se a Análise de Redes Sociais (ARS) e a análise de conteúdo. Já como resultados, observou-se que as práticas ciberfeministas vêm acontecendo de forma descentralizada e diminuída durante a pandemia.

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Biografia do Autor

Marina Alvarenga Botelho, Universidade Paulista (UNIP)

Doutoranda em Comunicação pela Universidade Paulista (UNIP). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Especialista em Cinema e Linguagem Audiovisual. Bacharela em Comunicação Social pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Bolsista CAPES.

Alícia Frota de Souza Antonioli, Universidade Federal São João del-Rei

Graduada em Comunicação Social na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Desde 2019, realiza pesquisas relacionadas a feminismos, comunicação digital e cibercultura. Durante a graduação, fez mobilidade acadêmica em Jornalismo/Produção Cultural na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e intercâmbio em Ciencias de la Comunicación na Universidad Autónoma del Estado de Hidalgo (UAEH/México). Foi bolsista de iniciação científica pelo PIBIC/UFSJ com a temática "Feminismo e Ativismo Digital". Atuou como extensionista dos programas Inverno Cultural, Mostra Universitária de Audiovisual e Da Ideia à Luz, estagiou na Assessoria de Comunicação da UFSJ e no Departamento de Artes da Cena da UFSJ - relacionados às áreas de mídias sociais, assessoria de imprensa e produção cultural. E também foi monitora no Laboratório de Fotografia da UFBA.

Luiz Ademir de Oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora

É Pós-Doutor em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Doutor (2005) e Mestre (1999) em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pela Sociedade Brasileira de Instrução - SBI/IUPERJ, Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Professor Associado III do Curso de Comunicação Social - Jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Atualmente, atua como docente, pesquisador do curso de Comunicação Social - Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (PPGCOM) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

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Publicado

2023-09-03

Como Citar

Fernandes, C. M., Botelho, M. A., Antonioli, A. F. de S. ., & Oliveira, L. A. de . (2023). Ciberfeminismos em tempos de Pandemia: : Uma análise de redes e práticas a partir do Twitter. Cadernos De Gênero E Diversidade, 9(1), 172–198. https://doi.org/10.9771/cgd.v9i1.48321

Edição

Seção

Artigos