Exclusión por estereotipos de género en la interacción social infantil
DOI:
https://doi.org/10.9771/cgd.v7i1.43867Palavras-chave:
Estereotipos de género, exclusión social, infancia, interacción social, pensamiento decolonial.Resumo
La exclusión es una problemática latente en la sociedad en sus distintos ámbitos y puede analizarse desde varias perspectivas, en este caso, desde una mirada decolonial que aborda el género en un entorno socioeducativo. El presente artículo tiene por objetivo analizar los procesos de exclusión por género que se producen en un grupo de estudiantes del cuarto año de Educación General Básica en un centro educativo de la ciudad de Quito, Ecuador. La metodología empleada en el estudio se enmarca en la tradición cualitativa, optando como técnicas de recogida de información, la observación participante y las entrevistas semiestructuradas. Entre los principales hallazgos, podemos afirmar que la exclusión entre pares por género persiste en las prácticas de socialización. Los elementos dinamizadores de este proceso son las narrativas y discursos que los/as docentes emplean y los preconceptos que se encuentran afincados en las prácticas lúdicas y cotidianas de los niños/as.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Cadernos de Gênero e Diversidade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a Cadernos de Gênero e Diversidade seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Para conhecer mais sobre essa licença: <https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/>.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Cadernos de Gênero e Diversidade (CGD), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.