Infância e Transfobia na família:

relatos de sobrevivência

Autores

  • Nosli Melissa de Jesus Bento Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul/SED https://orcid.org/0000-0003-0915-3997
  • Magda Sarat Universidade Federal da Grande Dourados
  • Nubea Rodrigues Xavier Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v8i3.43628

Palavras-chave:

Infância, Transfobia, Família, Memória

Resumo

Objetivou-se averiguar os modelos instituídos pela família para determinar comportamentos sociais para a infância e corpos infantis a partir de uma pesquisa bibliográfica e empírica. Os fundamentos e pressupostos teórico-metodológicos são os estudos foucaultianos de gênero e as teorias queer que procuram desconstruir a imagem de um corpo em torno de um genital e ou de uma sexualidade definida por características binárias, fixas e construídas. A sociologia da infância permitiu compreender as formas como a infância é concebida, por vezes, negada ou silenciada. Empiricamente entrevistou-se três mulheres transgêneras a partir da metodologia da História Oral relatando suas memórias de infância nos espaços familiares. Os resultados propiciaram reflexões acerca de comportamentos, padrões e normas que, embora tenham sido impostas para legitimar as infâncias e os corpos infantis destes indivíduos, tornam possível dizer que são ‘sobreviventes’, escapando aos discursos patologizantes ouvidos cotidianamente nos contextos familiares aos quais pertenceram.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nosli Melissa de Jesus Bento, Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul/SED

Pedagoga. Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul/SED. Integrante do Grupo Mulheres Transgêneras de MS. Dourados/MS/Brasil.

Magda Sarat, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutora em Educação. Professora Associada da Universidade Federal da Grande Dourados/UFGD (PPGEdu Mestrado/Doutorado) Líder do Grupo de Pesquisa Educação e Processo Civilizador/GPEPC/UFGD.

Nubea Rodrigues Xavier, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação. Professora da Secretaria de Estado de Educação/SED. Membro do Grupo de Pesquisa Educação e Processo Civilizador GPEPC/UFGD.

Downloads

Publicado

2022-10-18

Como Citar

Bento, N. M. de J., Sarat, M., & Xavier, N. R. (2022). Infância e Transfobia na família: : relatos de sobrevivência. Cadernos De Gênero E Diversidade, 8(3), 109–133. https://doi.org/10.9771/cgd.v8i3.43628

Edição

Seção

Artigos