Considerações sobre o cuidado em saúde no Processo Transexualizador

Autores

  • Karine Mendes da Silva Universidade Federal de Pernambuco https://orcid.org/0000-0003-0509-9196
  • Wedna Cristina Marinho Galindo Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v7i3.43556

Palavras-chave:

Cuidados de saúde, Pessoas trans, Patologização, Despatologização

Resumo

O presente artigo tem como objetivo realizar uma reflexão teórica sobre o cuidado em saúde no âmbito do Processo Transexualizador. Uma vez que o acesso a este serviço foi concebido numa lógica patologizante, diversas discussões têm sido promovidas pela academia e por movimentos sociais. Os debates têm contribuído para a retirada da imposição de um diagnóstico para a transexualidade, a fim de que a dimensão do cuidado seja efetivamente posta em prática. Tendo em vista a disputa de narrativas que tem se estabelecido nesse contexto, destacamos dois elementos que imprimem efeitos significativos nas dinâmicas de cuidado: a pessoa para quem é dirigido o cuidado e a relação profissional de cuidado. Propomos, em conclusão, que a efetivação da lógica do cuidado deve levar em consideração o respeito às singularidades, a atenção humanizada e a promoção da cidadania das identidades trans.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karine Mendes da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco. Graduação em Psicologia (UFPE/2015).

Wedna Cristina Marinho Galindo, Universidade Federal de Pernambuco

Docente no Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco, integra o Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi/UFPE) e faz parte do Grupo de Estudos Frestas. Realizou Doutorado em Psicologia Clínica (Unicap/2013), Mestrado em Sociologia (UFPE/2003), Especialização em Psicologia Clínica de Orientação Psicanalítica (Unicap/1997) e Graduação em Psicologia (UFPE/1994). 

Downloads

Publicado

2021-12-30

Como Citar

Silva, K. M. da, & Galindo, W. C. M. (2021). Considerações sobre o cuidado em saúde no Processo Transexualizador. Cadernos De Gênero E Diversidade, 7(3), 30–55. https://doi.org/10.9771/cgd.v7i3.43556

Edição

Seção

Artigos