Considerações sobre o cuidado em saúde no Processo Transexualizador
DOI:
https://doi.org/10.9771/cgd.v7i3.43556Keywords:
Cuidados de saúde, Pessoas trans, Patologização, DespatologizaçãoAbstract
O presente artigo tem como objetivo realizar uma reflexão teórica sobre o cuidado em saúde no âmbito do Processo Transexualizador. Uma vez que o acesso a este serviço foi concebido numa lógica patologizante, diversas discussões têm sido promovidas pela academia e por movimentos sociais. Os debates têm contribuído para a retirada da imposição de um diagnóstico para a transexualidade, a fim de que a dimensão do cuidado seja efetivamente posta em prática. Tendo em vista a disputa de narrativas que tem se estabelecido nesse contexto, destacamos dois elementos que imprimem efeitos significativos nas dinâmicas de cuidado: a pessoa para quem é dirigido o cuidado e a relação profissional de cuidado. Propomos, em conclusão, que a efetivação da lógica do cuidado deve levar em consideração o respeito às singularidades, a atenção humanizada e a promoção da cidadania das identidades trans.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Cadernos de Gênero e Diversidade
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a Cadernos de Gênero e Diversidade seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Para conhecer mais sobre essa licença: <https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/>.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Cadernos de Gênero e Diversidade (CGD), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.