Narrativas aquendadas: (micro)políticas de negociação estabelecidas por uma estudante trans* no ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v6i4.43258

Palavras-chave:

Negociação de gênero, Estudante Trans*, Ensino Superior.

Resumo

O propósito deste texto é refletir sobre o processo formativo de uma estudante trans*, a partir das (micro)políticas de negociações de gênero e sexualidade no ensino superior. Utilizou-se uma abordagem qualitativa pós-crítica, por meio da realização de entrevista narrativa, onde uma estudante trans* narra suas experiências de violências e lutas diárias. As narrativas confirmam as experiências transfóbicas vivenciadas pela estudante durante seu processo de escolarização, principalmente no ensino superior, assim como também evidencia possibilidades de (re)existência e (re)negociações das aprendizagens de gênero dentro da universidade, num processo de aquendar-se e desanquendar-se, sendo preciso (re)negociar-se enquanto pessoa trans*.

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Biografia do Autor

Madson de Santana Santos, Universidade Federal de Sergipe

Graduado em Letras Português/Inglês pela Universidade Federal De Sergipe. Foi bolsista de Iniciação Científica do CNPq. Desenvolve pesquisas nas áreas de: Linguagem, Educação e Gênero

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Publicado

2021-04-17

Como Citar

Santos, M. de S., & Dias, A. F. (2021). Narrativas aquendadas: (micro)políticas de negociação estabelecidas por uma estudante trans* no ensino superior. Cadernos De Gênero E Diversidade, 6(4), 136–158. https://doi.org/10.9771/cgd.v6i4.43258

Edição

Seção

Dossiê