Em busca de novos direitos

O Conselho Municipal de Políticas LGBT de São Paulo

Autores

  • Vera Lúcia Michalany Chaia Pontifícia Universidade Católica de São Paulo https://orcid.org/0000-0001-5089-6720
  • Joyce Miranda Leão Martins Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v7i3.43207

Palavras-chave:

Conselho Municipal de Políticas LGBT de São Paulo, Gênero, Diversidade, Reconhecimento.

Resumo

Este artigo analisa o Conselho Municipal de Políticas LGBT de São Paulo, a partir de seus decretos, documentos e projetos. Busca-se responder quais as finalidades e as transformações políticas e sociais a ele relacionadas. A partir de pesquisa descritiva e exploratória, argumenta-se que o órgão representa uma novidade em relação aos primeiros Conselhos municipais, surgidos na década de 1990: é capaz de promover reconhecimento da cidadania, bem como a defesa de identidades marginalizadas e/ou invisibilizadas, transformando em problemas sociais questões importantes, obscurecidas até então.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vera Lúcia Michalany Chaia, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutorado em ciência politica pela universidade de são paulo em 1991 e a livre-docência em 2000 pela pontifícia universidade católica de são paulo. atualmente e professora-associada - pontifícia universidade católica de são paulo. publicou 33 artigos em periódicos especializados e 21 trabalhos completos em anais de eventos. possui 30 capítulos de livros, 9 organizações de livros e 2 livros publicados. orientou 65 dissertações de mestrado e 47 teses de doutorado na área de ciência politica. atua na área de ciência politica, com enfase em comunicação política, comportamento político e política brasileira. em suas atividades profissionais interagiu com 20 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. é coordenadora e pesquisadora do NEAMP (Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política), do Programa de Estudos Pós-graduados em Ciências Sociais da PUC/SP, do CNPQ e da FAPESP.

Joyce Miranda Leão Martins, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Pós-doutorado em Ciência Política no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), onde participou do projeto temático Lideranças Políticas no Brasil: características e questões institucionais. Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realizou estágio de doutorado na Universidad Complutense de Madrid (UCM). Tem mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará e bacharelado em Ciências Sociais pela mesma instituição. Pesquisadora vinculada ao Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política (NEAMP), da PUC/SP e ao Núcleo de Investigação em Práticas e Competências Midiáticas (NIP-COM) da Universidade Autônoma de Lisboa (UAL). Desenvolve estudos relacionados à construção de imagens públicas da política, campanhas eleitorais, estratégias discursivas do poder, gênero e teoria política. Professora convidada na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Autora do livro O Novo Jogo Eleitoral Brasileiro: PT e PSDB na democracia de público.

Downloads

Publicado

2021-12-30

Como Citar

Chaia, V. L. M. ., & Martins, J. M. L. (2021). Em busca de novos direitos : O Conselho Municipal de Políticas LGBT de São Paulo. Cadernos De Gênero E Diversidade, 7(3), 7–29. https://doi.org/10.9771/cgd.v7i3.43207

Edição

Seção

Artigos