Desigualdade de gênero e educação:

Análise da compreensão de estudantes

Autores

Palavras-chave:

Educação. Desigualdade de Gênero. Cultura machista. Estudantes.

Resumo

O artigo, por intermédio da compreensão de estudantes, aponta como a desigualdade de gênero e a cultura machista são discutidas e vivenciadas no ambiente escolar. Para tal, foi realizada pesquisa bibliográfica para apreender o processo histórico da educação feminina e também pesquisa de campo com alunos/as do Ensino Médio de Cascavel-PR. Tais temas são estudados em aulas, o que contribui para a conscientização, entretanto, no ambiente escolar, permanecem as diferenças, já que se efetiva uma naturalização, inclusive, da cultura machista. Tal fator explicita a necessidade de repensar a educação para que possa contribuir à superação da desigualdade de gênero e à diminuição da cultura machista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dyeniffer Jessica Bezerra Parisoto, Universidade do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Psicóloga graduada pela Universidade Paranaense (2017) e mestra em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2020). Atualmente é Psicóloga Responsável Técnica da Universidade Paranaense - UNIPAR. Coordenadora do projeto de extensão universitária Intervenção Psicossocial e Desigualdade de Gênero, coordenadora do Núcleo de Diversidade de Gênero e Sexualidades do Conselho Regional de Psicologia (CRP) da 8 região. Atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia Histórico-Cultural; Desigualdade de Gênero; Mulheres.

Aparecida Favoreto, Universidade do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Docente Associada do Mestrado e do Doutorado em Educação e do Colegiado de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Graduada em História e mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Doutora em educação pela Universidade Federal do Paraná. Membro do grupo de pesquisa - História e Historiografia na Educação.

Downloads

Publicado

2023-03-05

Como Citar

Parisoto, D. J. B., & Favoreto, A. (2023). Desigualdade de gênero e educação: : Análise da compreensão de estudantes. Cadernos De Gênero E Diversidade, 8(4), 162–189. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/cadgendiv/article/view/43090

Edição

Seção

Artigos