Desigualdade de gênero e educação:
Análise da compreensão de estudantes
DOI:
https://doi.org/10.9771/cgd.v8i4.43090Palavras-chave:
Educação. Desigualdade de Gênero. Cultura machista. Estudantes.Resumo
O artigo, por intermédio da compreensão de estudantes, aponta como a desigualdade de gênero e a cultura machista são discutidas e vivenciadas no ambiente escolar. Para tal, foi realizada pesquisa bibliográfica para apreender o processo histórico da educação feminina e também pesquisa de campo com alunos/as do Ensino Médio de Cascavel-PR. Tais temas são estudados em aulas, o que contribui para a conscientização, entretanto, no ambiente escolar, permanecem as diferenças, já que se efetiva uma naturalização, inclusive, da cultura machista. Tal fator explicita a necessidade de repensar a educação para que possa contribuir à superação da desigualdade de gênero e à diminuição da cultura machista.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Cadernos de Gênero e Diversidade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a Cadernos de Gênero e Diversidade seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Para conhecer mais sobre essa licença: <https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/>.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Cadernos de Gênero e Diversidade (CGD), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.