A utilização de línguas estrangeiras por travestis brasileiras como estratégia de marketing no turismo sexual na cidade do Rio de Janeiro

Uma interpretação Baumaniana

Autores

  • Erick da Cunha Coelho Zickwolff Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0002-2678-1744
  • Bernardo Lazary Cheibub Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v8i4.42276

Palavras-chave:

Travestis, Comodificação, Línguas Estrangeiras, Turismo Sexual.

Resumo

O texto analisa, sob a ótica do conceito de “comodificação do consumidor”, de Zygmunt Bauman, a utilização de línguas estrangeiras como ferramenta de marketing na prestação de serviços sexuais por travestis brasileiras, na busca pela atração de turistas internacionais na cidade do Rio de Janeiro, através do exame de anúncios em sítios de internet. A partir de uma revisão bibliográfica temática e contextual, o trabalho conecta as complexas modificações corporais, sociais e psicológicas engendradas pelas travestis, em seu processo de autoconstrução, com a ideia baumaniana de transformação do ser humano (enquanto consumidor) em mercadoria. Conclui-se, ao final do artigo, que o caso das travestis corporifica tal transformação e que o uso de línguas estrangeiras em seus anúncios é um exemplo marcante da necessidade de autopromoção proposta por Bauman em seus escritos.

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Biografia do Autor

Erick da Cunha Coelho Zickwolff, Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro

Mestre em Turismo pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade Federal Fluminense. Possui graduação em turismo pela Universidade Federal Fluminense e Licenciatura em Turismo pelo Instituto A Vez do Mestre. Pós graduado em Didática do Ensino Superior e em Sexualidade, também pela AVM. Atualmente é Professor Concursado dos Cursos de Guia de Turismo, Agente de Viagens e Hospitalidade da Escola Técnica Estadual Juscelino Kubitschek da rede FAETEC, Turismólogo da Secretaria Municipal Adjunta de Turismo da Prefeitura de Macaé e Guia de Turismo Regional Cadastrado pelo Ministério do Turismo.

Bernardo Lazary Cheibub, Universidade Federal Fluminense

Doutor em História, Política e Bens Culturais pelo Cpdoc/FGV, com doutorado sanduíche na Universidade de Surrey. Mestre em Estudos do Lazer pela UFMG. Professor e pesquisador da Faculdade de Turismo e Hotelaria da UFF, compondo o quadro permanente do Ppgtur. 

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Publicado

2023-06-21

Como Citar

Zickwolff, E. da C. C., & Cheibub, B. L. (2023). A utilização de línguas estrangeiras por travestis brasileiras como estratégia de marketing no turismo sexual na cidade do Rio de Janeiro: Uma interpretação Baumaniana. Cadernos De Gênero E Diversidade, 8(4), 58–82. https://doi.org/10.9771/cgd.v8i4.42276

Edição

Seção

Artigos