Menos repulsa, mais fascínio:

feminização dos homens héteros no coito e repúdio freudiano da feminilidade

Autores

  • Fernando Mascarello Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Amadeu de Oliveira Weinmann Universidade Federal do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0002-4162-9660

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v8i3.42213

Palavras-chave:

Masculinidades, Heterossexualidades, Psicanálise, Tantra, Taoísmo

Resumo

Nesse artigo, oferecemos uma reflexão sobre as práticas de feminização dos homens heterossexuais no espaço do erotismo, especialmente em suas formas mais contundentes e psiquicamente ameaçadoras, de que tomamos como exemplos a erotização anal masculina e os erotismos tântrico e taoísta. Essas práticas feminizantes, embora venham exercendo, nas últimas décadas, crescente fascínio sobre muitos homens héteros, seguem produzindo forte repulsa psíquica e permanecem, por consequência, segregadas no terreno da ininteligibilidade cultural. Com vistas a contribuir para a elaboração teórica sobre o tema em psicanálise, buscamos, mais especificamente, sugerir a relativização, expansão e complexificação da noção de repúdio à feminilidade pelos sujeitos masculinos heterossexuais formulada por Freud (1991 [1937]), atualizando-a pela e para a contemporaneidade cultural. Desse movimento de atualização, entendemos que deveria resultar, conceitualmente, uma menor ênfase dessa noção freudiana sobre a repulsa e um maior espaço, nela, ao fascínio dos homens héteros com respeito à sua feminização. Ao recorrer a conceitual não apenas do campo psicanalítico contemporâneo, mas também do campo dos estudos de gênero e sexualidade, procuramos ainda situar nosso trabalho teórico em um horizonte (micro)político, tendo em vista o papel central desempenhado pelo repúdio à feminilidade na reprodução da heteronormatividade, da misoginia e da homofobia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Mascarello, Universidade de Santa Cruz do Sul

Professor do Curso de Realização Audiovisual da UNISINOS. Doutor em Cinema pela USP. Mestrando em Psicanálise pela UFRGS. Organizador dos livros História do Cinema Mundial (Papirus, em 7a. ed.) e Cinema Mundial Contemporâneo (Papirus, em 2a. ed.)

Amadeu de Oliveira Weinmann, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor do PPG Psicanálise: Clínica e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Downloads

Publicado

2022-10-18

Como Citar

Mascarello, F. ., & Weinmann, A. de O. (2022). Menos repulsa, mais fascínio: : feminização dos homens héteros no coito e repúdio freudiano da feminilidade. Cadernos De Gênero E Diversidade, 8(3), 199–226. https://doi.org/10.9771/cgd.v8i3.42213

Edição

Seção

Artigos