Reformar o pensamento ao formar educadores: um desafio na educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v6i3.38410

Resumo

 A formação docente voltada para a racionalidade técnica ainda é o modelo mais encontrado nos currículos dos cursos superiores de licenciatura em pedagogia. Pensar na quebra desse mecanicismo, na ruptura do paradigma positivista e reformar o pensamento para abertura da pluralidade de saberes se torna cada vez mais necessário, diante das novas exigências da educação. Porém antes de compartilhar conhecimento, é necessário ter a criticidade para compreender a diversidade e as visões diferentes de mundo. Portanto, tal pesquisa se propõe a entender os desafios encontrados na formação de professores no que concerne à reforma de pensamento diante da diversidade na educação. Ao fazer a revisão de literatura através de uma pesquisa qualitativa e na tentativa de uma análise à luz do pensamento complexo, por entender que não há barreiras e padrões normativos para um educar com qualidade, entende-se que, indiscutivelmente, urge uma mudança nos moldes da formação docente, pois a padronização, a falta de alteridade e o apenas tolerar diferenças não se mostram um caminho aceitável para se percorrer na busca por uma educação de qualidade e inclusiva. Assim, espera-se que, de certa forma, tal estudo seja mais um adendo propulsor na preocupação de se formar educadores para o plural.

Palavras-Chave: Reforma do pensamento. Formação docente. Diversidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Rocha Lobo, Universidade Estadual de Goiás

Mestranda em Educação, Linguagem e Tecnologias pela Universidade Estadual de Goiás, com Dissertação em andamento sobre o Ensino com Pesquisa na fomação de Professores, baseado no pensamento Complexo .Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Goiás (2012), Especialista em Controladoria e Finanças Empresariais pelo Centro Universitário de Anápolis-GO (2014). Atuante em trabalhos voluntários com o ensino de Economia doméstica para ensino fundamental e médio, pela Instituição Junior Achievement. É, atualmente, professora tutora do Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede (CEAR- UEG) e professora conteudista do Curso para Operadores Imobiliários UniWAM nas disciplinas de Economia e Mercado, Empreendedorismo e Técnicas de Vendas, além de fazer parte do corpo de editores da Revista Plurais-UEG.

Downloads

Publicado

2021-01-26

Como Citar

Lobo, C. R., & Suanno, J. H. (2021). Reformar o pensamento ao formar educadores: um desafio na educação. Cadernos De Gênero E Diversidade, 6(3), 362–383. https://doi.org/10.9771/cgd.v6i3.38410

Edição

Seção

Dossiê