Reformar o pensamento ao formar educadores: um desafio na educação
DOI:
https://doi.org/10.9771/cgd.v6i3.38410Resumo
A formação docente voltada para a racionalidade técnica ainda é o modelo mais encontrado nos currículos dos cursos superiores de licenciatura em pedagogia. Pensar na quebra desse mecanicismo, na ruptura do paradigma positivista e reformar o pensamento para abertura da pluralidade de saberes se torna cada vez mais necessário, diante das novas exigências da educação. Porém antes de compartilhar conhecimento, é necessário ter a criticidade para compreender a diversidade e as visões diferentes de mundo. Portanto, tal pesquisa se propõe a entender os desafios encontrados na formação de professores no que concerne à reforma de pensamento diante da diversidade na educação. Ao fazer a revisão de literatura através de uma pesquisa qualitativa e na tentativa de uma análise à luz do pensamento complexo, por entender que não há barreiras e padrões normativos para um educar com qualidade, entende-se que, indiscutivelmente, urge uma mudança nos moldes da formação docente, pois a padronização, a falta de alteridade e o apenas tolerar diferenças não se mostram um caminho aceitável para se percorrer na busca por uma educação de qualidade e inclusiva. Assim, espera-se que, de certa forma, tal estudo seja mais um adendo propulsor na preocupação de se formar educadores para o plural.
Palavras-Chave: Reforma do pensamento. Formação docente. Diversidade.
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