O Atendimento Educacional Especializado no processo de inclusão de alunos com deficiência na escola regular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v6i3.38398

Palavras-chave:

Educação inclusiva. Legislação. Atendimento Educacional Especializado.

Resumo

Este artigo versa sobre a legislação que garante as condições de acesso, acessibilidade e permanência dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, que frequentam a sala de ensino regular comum e o Atendimento Educacional Especializado (AEE). Trata-se de uma pesquisa de abordagem bibliográfica. Os instrumentos para compreender a legislação e o AEE foram a análise de documentos tais como: a Constituição Federal (1988), a Declaração de Salamanca (1994), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/1996), o Decreto nº 3.956 (2001), a Resolução CNE/CEB n.º 4 de 2009, a Declaração de Incheon (2015) e a Lei Brasileira de Inclusão (2015). O referencial teórico utilizado contou com obras de Mantoan (2015), Diniz (2012), Correr (2003), Mittler (2003), Machado (2013), dentre outros. Concluiu-se que a implementação do AEE nas escolas, do ponto de vista do contexto da prática, pode causar angústias e esperanças, mas acima de tudo mudança e possibilidade de efetivação de uma educação verdadeiramente inclusiva.

 

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Biografia do Autor

Cássia Auxiliadora Pereira Silva, Universidade Estadual de Goiás - UEG

Licenciada em Pedagogia, professora efetiva na Secretária Municipal de Educação de Campos Belos - Goiás,  atuando na coordenação Pedagógica - SEMEC . Aluna especial no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás - PPG-IELT/UEG.

Leonor Paniago Rocha, Universidade Federal de Goiás, Curso de Pedagogia - Campus Jatai - UFG

Professora Adjunta do Curso de Pedagogia da UFJ. Doutora em Educação e Pós Doutora pelo Program de Pós-graduação Interdiciplinar em Educação, Linguagem, Tecnologia da Universidade Estadual de Goiás.

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Publicado

2021-01-26

Como Citar

Silva, C. A. P., & Rocha, L. P. (2021). O Atendimento Educacional Especializado no processo de inclusão de alunos com deficiência na escola regular. Cadernos De Gênero E Diversidade, 6(3), 339–361. https://doi.org/10.9771/cgd.v6i3.38398

Edição

Seção

Dossiê