Entre elas: Ser e viver mulher usuária de substâncias psicoativas
DOI:
https://doi.org/10.9771/cgd.v6i4.38379Palavras-chave:
Gênero, Mulheres, Substâncias PsicoativasResumo
O presente artigo apresenta o olhar de mulheres sobre as outras e sobre si mesmas quanto ao uso de substâncias psicoativas a partir de um estudo de caso na cidade de Teresina – Piauí. A pesquisa é parte do resultado da dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Piauí. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, a partir de estudo de caso e de entrevistas semiestruturadas, tendo como participantes sete mulheres usuárias de substâncias psicoativas. A pesquisa demonstrou que as mulheres tendem a se perceber a partir do valor família ou em referência à figura masculina, e são orientadas a partir de uma cultura própria que, acabam por reproduzir vínculos baseados em relações complementares e perpassadas predominantemente por ideologias patriarcais, embora vestígios da ideologia feminista tenham também se mostrado presente, apesar de não terem sido reconhecidos por elas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a Cadernos de Gênero e Diversidade seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Para conhecer mais sobre essa licença: <https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/>.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Cadernos de Gênero e Diversidade (CGD), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.