Entre elas: Ser e viver mulher usuária de substâncias psicoativas

Autores

  • Sara Alves Henriques Universidade Federal do Piauí
  • Lucia Rosa Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v6i4.38379

Palavras-chave:

Gênero, Mulheres, Substâncias Psicoativas

Resumo

O presente artigo apresenta o olhar de mulheres sobre as outras e sobre si mesmas quanto ao uso de substâncias psicoativas a partir de um estudo de caso na cidade de Teresina – Piauí. A pesquisa é parte do resultado da dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Piauí. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, a partir de estudo de caso e de entrevistas semiestruturadas, tendo como participantes sete mulheres usuárias de substâncias psicoativas. A pesquisa demonstrou que as mulheres tendem a se perceber a partir do valor família ou em referência à figura masculina, e são orientadas a partir de uma cultura própria que, acabam por reproduzir vínculos baseados em relações complementares e perpassadas predominantemente por ideologias patriarcais, embora vestígios da ideologia feminista tenham também se mostrado presente, apesar de não terem sido reconhecidos por elas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sara Alves Henriques, Universidade Federal do Piauí

Assistente Social. Mestra em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Piauí

Lucia Rosa, Universidade Federal do Piauí

Professora Titular do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Piauí. Pós Doutora em Saúde Coletiva pela Unicamp (2012). Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2001)

Downloads

Publicado

2021-04-17

Como Citar

Henriques, S. A., & Rosa, L. (2021). Entre elas: Ser e viver mulher usuária de substâncias psicoativas. Cadernos De Gênero E Diversidade, 6(4), 268–292. https://doi.org/10.9771/cgd.v6i4.38379

Edição

Seção

Dossiê