Gênero, sexualidade e currículo: mapeamento das pesquisas acadêmicas no Norte e Nordeste brasileiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v6i4.37954

Palavras-chave:

Gênero, Sexualidade, Currículo

Resumo

Diante do atual contexto conservador e de exclusão de gênero das políticas públicas, é de fundamental importância para educação a elaboração de pesquisas sobre essa temática em todos os espaços e níveis educacionais. O objetivo deste artigo é mapear as pesquisas em educação sobre gênero, sexualidade e currículo produzidas nos programas de pós-graduação stricto sensu das regiões Norte e Nordeste do Brasil, presentes na plataforma digital BDTD. Na categoria currículo, a que focaremos neste artigo, encontramos 43 pesquisas que têm como objeto de estudo uma intersecção do objeto de pesquisa em currículo com gênero e sexualidade. No geral, as pesquisas envolveram práticas educativas, elementos das estruturas curriculares, seus objetivos educacionais, conteúdos, discussões do papel da escola e da universidade e avaliação de documentos como PCN e BNCC. Esses elementos e uma descrição das pesquisas serão abordados ao longo do artigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Linda Brasil Azevedo Santos, Universidade Federal de Sergipe

Mestranda em Educação Programa de Pós-Graduação em Educação e Licenciada em Letras Francês-Português pela Universidade Federal de Sergipe. Militante transfeminista e Presidenta da CasAmor.

Ann Letícia Aragão Guarany, Universidade Federal de Sergipe

Doutoranda e Mestra em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2013). Especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior (2011). Licenciada em Ciências Biológicas (2008) pela Universidade Federal de Sergipe. Atua como Técnica em Assuntos Educacionais no serviço público federal. Pesquisa na área de prática pedagógica, formação de professores, gênero e currículo.

Lívia de Rezende Cardoso, Universidade Federal de Sergipe

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) e do Departamento de Biologia (DBI) da Universidade Federal de Sergipe. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Inclusão Social na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Possui experiência na área de Educação e tem investigado gêneros, sexualidades, corpos e dispositivos em currículos.

Downloads

Publicado

2021-04-17

Como Citar

Azevedo Santos, L. B., Aragão Guarany, A. L., & Cardoso, L. de R. (2021). Gênero, sexualidade e currículo: mapeamento das pesquisas acadêmicas no Norte e Nordeste brasileiros. Cadernos De Gênero E Diversidade, 6(4), 422–446. https://doi.org/10.9771/cgd.v6i4.37954

Edição

Seção

Dossiê