Reflexões sobre empoderamento feminino e governança universitária

Autores

  • Joanah Dal Mas dos Santos Universidade La Salle - Unilasalle Canoas https://orcid.org/0000-0001-7304-8804
  • Hildegard Susana Jung Universidade La Salle - Unilasalle Canoas
  • Mariana Pinkoski de Souza Universidade La Salle - Unilasalle Canoas https://orcid.org/0000-0002-0044-7879
  • Emanuele Barbosa Universidade La Salle - Unilasalle Canoas
  • Paulo Fossatti Universidade La Salle - Unilasalle Canoas

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v7i4.37661

Palavras-chave:

Empoderamento Feminino, Capital Cultural, Governança Universitária, Mercado Laboral

Resumo

O objetivo do estudo consiste em refletir sobre o empoderamento feminino como uma das responsabilidades da governança universitária. A universidade confere poder à sua comunidade educativa por meio do capital cultural que ajuda a forjar. A metodologia é qualitativa e fundamenta-se na revisão de literatura. Os resultados sinalizam que o machismo ainda exerce poder na sociedade, manifestando-se em diversas áreas, incluindo o mercado laboral; a governança cumpre papel relevante no empoderamento feminino, conferindo poder à comunidade educativa por meio do capital cultural que ajuda a forjar; a mulher está em maioria nas Instituições de Educação Superior. A Educação Superior constitui espaço presença feminina, com papel fundamental no empoderamento, mas se percebe maior presença masculina em altos cargos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joanah Dal Mas dos Santos, Universidade La Salle - Unilasalle Canoas

Graduanda do curso de Psicologia da Universidade La Salle - Unilasalle Canoas e bolsista de Iniciação Cientifica do grupo de pesquisa Gestão Educacional nos Diferentes Contextos na mesma universidade.

Hildegard Susana Jung, Universidade La Salle - Unilasalle Canoas

Doutora em Educação. Docente e coordenadora do Curso de Pedagogia da Universidade La Salle. Pesquisadora e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Unilasalle.

Mariana Pinkoski de Souza, Universidade La Salle - Unilasalle Canoas

Doutoranda em Educação. Mestre em Educação. Fisioterapeuta. Integrante do Grupo de pesquisa Gestão Educacional nos diferentes contextos.

Emanuele Barbosa, Universidade La Salle - Unilasalle Canoas

Graduanda do curso de Psicologia da Universidade La Salle. Integrante do Grupo de pesquisa Gestão Educacional nos diferentes contextos. Atua como analista no Centro Internacional e de Hospitalidade da Unilasalle.

Paulo Fossatti, Universidade La Salle - Unilasalle Canoas

Doutor em Educação. Pesquisador e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Unilasalle e Reitor desta universidade. Líder do Grupo de pesquisa Gestão Educacional nos diferentes contextos.

Downloads

Publicado

2022-03-19

Como Citar

Santos, J. D. M. dos, Jung, H. S., Souza, M. P. de, Barbosa, E., & Fossatti, P. (2022). Reflexões sobre empoderamento feminino e governança universitária. Cadernos De Gênero E Diversidade, 7(4), 69–97. https://doi.org/10.9771/cgd.v7i4.37661

Edição

Seção

Artigos