As brincadeiras infantis em comunidade periférica da cidade de Maceió-AL: as relações de gênero em questão

Autores

  • Alana Madeiro de Melo Barboza Universidade Federal de Alagoas
  • Paula Orchiucci Miura Universidade Federal de Alagoas
  • Adélia Augusta Souto de Oliveira Universidade Federal de Alagoas
  • Heliane de Almeida Lins Leitão Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v6i4.37657

Palavras-chave:

Brincar, Cultura, Brinquedos, Gênero, Infância

Resumo

Conhecer a experiência de brincar e as brincadeiras das crianças, assim como as redes de sociabilidade que (re)produzem as relações de gênero, são relevantes para estudos sobre infância e gênero. Diante disso, objetivou-se analisar os estereótipos e as relações de gênero, através de momentos lúdicos com crianças na pré-escola. Trata-se de uma pesquisa-ação de abordagem qualitativa desenvolvida por meio de oficinas lúdicas com 20 crianças entre 5 e 6 anos em comunidade periférica da cidade de maceió. Foi utilizada a análise de conteúdo dos dados advindos dos diários de campo e das produções infantis. Foram criadas quatro categorias temáticas: “bela, recatada e do lar?”; “o direito da expressão da agressividade é somente dos meninos?”; “contradições às imposições de gênero”; e “a dimensão social do brinquedo”. Conclui-se que o ato de brincar, reproduz papéis esteriotipados de gênero, os quais são estruturados, por meio de significados culturais compartilhados entre os grupos em que as crianças pertencem e perpassam por um repertório daquilo que lhes é ofertado como possibilidade de brinquedos. Porém, apesar da pré-existência de significados impostos nas relações de gênero, o processo criativo da brincadeira tem a potencialidade de superação dessas desigualdades cristalizadas.

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Biografia do Autor

Alana Madeiro de Melo Barboza, Universidade Federal de Alagoas

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas e Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas, na linha “Subjetividades, Políticas e Processos Psicossociais”.

Paula Orchiucci Miura, Universidade Federal de Alagoas

Professora Adjunta da Graduação e Pós-Graduação do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Alagoas.

Adélia Augusta Souto de Oliveira, Universidade Federal de Alagoas

Professora permanente do Programa de Pós-graduação e da Graduação em Psicologia, no instituto de Psicoloiga, Universidade Federal de Alagoas.

Heliane de Almeida Lins Leitão, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Psicologia e Professora do instituto de Psicologia da Universidade Federal de Alagoas.

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Publicado

2021-04-17

Como Citar

Barboza, A. M. de M., Miura, P. O., Oliveira, A. A. S. de, & Leitão, H. de A. L. (2021). As brincadeiras infantis em comunidade periférica da cidade de Maceió-AL: as relações de gênero em questão. Cadernos De Gênero E Diversidade, 6(4), 390–421. https://doi.org/10.9771/cgd.v6i4.37657

Edição

Seção

Dossiê