Enfrentamento da violência contra as mulheres no Município de Garanhuns-Pernambuco: Entre resistências, afetos e cuidados

Autores

  • Patricia Ivanca de Espíndola Gonçalves
  • Jorge Lyra Universidade Federal de Pernambuco- UFPE
  • Mirella de Lucena Mota Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v6i4.37641

Palavras-chave:

violência contra a mulher, gênero, centro de referência

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar as ações de enfrentamento à violência contra as mulheres realizadas pela equipe multiprofissional da Secretaria da Mulher de Garanhuns (SecMul) e pelo Centro Especializado de Atendimento à mulher em situação de violência – Joana Beatriz de Lima e Silva (CEAM-JB). Trata-se de uma pesquisa que parte da perspectiva construcionista do conhecimento e das epistemologias feministas. A partir dos resultados, foi possível perceber que a SecMul e o CEAM-JB organizam as ações de enfrentamento a partir de três eixos: prevenção, atendimento e articulação intersetorial. No que se refere à prevenção, as profissionais relataram que esta se configura como a “porta de entrada” das usuárias no serviço. Em relação ao atendimento, as interlocutoras relataram dificuldades para escuta e intervenção das mulheres em situação de violência e, por isso, utilizam da discussão coletiva de alguns casos que mobilizaram a equipe. O uso de metodologias participativas nas ações de prevenção, as intervenções pautadas a partir de uma perspectiva de gênero e o fortalecimento de ações intersetoriais são elementos principais das ações de enfrentamento à violência contra as mulheres realizadas pela equipe multiprofissional da SecMul e do CEAM-JB.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Ivanca de Espíndola Gonçalves

Psicóloga pela Universidade de Pernambuco, Mestre em psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco, bolsista CAPES. Pesquisadora Associada ao Núcleo  Feminista de Pesquisas em Gênero e Masculinidades (GEMA/UFPE).

Jorge Lyra, Universidade Federal de Pernambuco- UFPE

Doutor em Saúde Pública, professor do Departamento de Psicologia da UFPE (cursos de graduação e pós-graduação); coordenador do Núcleo Feminista de Pesquisas em Gênero e Masculinidades (Gema/UFPE) e um dos fundadores da ONG Instituto PAPAI.

Mirella de Lucena Mota, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, bolsista CAPES. Mestra em Psicologia pela UFPE (2017). Especialista em Saúde Mental pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental da Universidade de Pernambuco - UPE (2015). Graduada em Serviço Social pela UFPE (2012). Atualmente é pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Estado, Política Pública e Sociedade - (GEPPS/UFPE) e pesquisadora associada ao Núcleo Feminista de Pesquisas em Gênero e Masculinidades (Gema/UFPE)

Downloads

Publicado

2021-04-17

Como Citar

Gonçalves, P. I. de E., Lyra, J., & de Lucena Mota, M. (2021). Enfrentamento da violência contra as mulheres no Município de Garanhuns-Pernambuco: Entre resistências, afetos e cuidados. Cadernos De Gênero E Diversidade, 6(4), 322–339. https://doi.org/10.9771/cgd.v6i4.37641

Edição

Seção

Dossiê