Enfrentamento da violência contra as mulheres no Município de Garanhuns-Pernambuco: Entre resistências, afetos e cuidados

Autores/as

  • Patricia Ivanca de Espíndola Gonçalves
  • Jorge Lyra Universidade Federal de Pernambuco- UFPE
  • Mirella de Lucena Mota Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v6i4.37641

Palabras clave:

violência contra a mulher, gênero, centro de referência

Resumen

Este estudo teve como objetivo analisar as ações de enfrentamento à violência contra as mulheres realizadas pela equipe multiprofissional da Secretaria da Mulher de Garanhuns (SecMul) e pelo Centro Especializado de Atendimento à mulher em situação de violência – Joana Beatriz de Lima e Silva (CEAM-JB). Trata-se de uma pesquisa que parte da perspectiva construcionista do conhecimento e das epistemologias feministas. A partir dos resultados, foi possível perceber que a SecMul e o CEAM-JB organizam as ações de enfrentamento a partir de três eixos: prevenção, atendimento e articulação intersetorial. No que se refere à prevenção, as profissionais relataram que esta se configura como a “porta de entrada” das usuárias no serviço. Em relação ao atendimento, as interlocutoras relataram dificuldades para escuta e intervenção das mulheres em situação de violência e, por isso, utilizam da discussão coletiva de alguns casos que mobilizaram a equipe. O uso de metodologias participativas nas ações de prevenção, as intervenções pautadas a partir de uma perspectiva de gênero e o fortalecimento de ações intersetoriais são elementos principais das ações de enfrentamento à violência contra as mulheres realizadas pela equipe multiprofissional da SecMul e do CEAM-JB.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Patricia Ivanca de Espíndola Gonçalves

Psicóloga pela Universidade de Pernambuco, Mestre em psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco, bolsista CAPES. Pesquisadora Associada ao Núcleo  Feminista de Pesquisas em Gênero e Masculinidades (GEMA/UFPE).

Jorge Lyra, Universidade Federal de Pernambuco- UFPE

Doutor em Saúde Pública, professor do Departamento de Psicologia da UFPE (cursos de graduação e pós-graduação); coordenador do Núcleo Feminista de Pesquisas em Gênero e Masculinidades (Gema/UFPE) e um dos fundadores da ONG Instituto PAPAI.

Mirella de Lucena Mota, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, bolsista CAPES. Mestra em Psicologia pela UFPE (2017). Especialista em Saúde Mental pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental da Universidade de Pernambuco - UPE (2015). Graduada em Serviço Social pela UFPE (2012). Atualmente é pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Estado, Política Pública e Sociedade - (GEPPS/UFPE) e pesquisadora associada ao Núcleo Feminista de Pesquisas em Gênero e Masculinidades (Gema/UFPE)

Publicado

2021-04-17

Cómo citar

Gonçalves, P. I. de E., Lyra, J., & de Lucena Mota, M. (2021). Enfrentamento da violência contra as mulheres no Município de Garanhuns-Pernambuco: Entre resistências, afetos e cuidados. Cadernos De Gênero E Diversidade, 6(4), 322–339. https://doi.org/10.9771/cgd.v6i4.37641

Número

Sección

Dossiê