As Relações de Gênero na Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural:

Uma análise a partir da equipe técnica

Autores

  • Edimare Ribeiro Costa Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS/BA)
  • Acácia Batista Dias Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS/BA

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v7i2.37629

Palavras-chave:

Gênero, Diversidade

Resumo

Este trabalho aborda a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (PNATER), com ênfase nas ações que contemplam as relações de gênero. Tem por objetivo analisar as estratégias de intervenção de uma política pública, na perspectiva de gênero, a partir da atuação da equipe técnica, a qual deve fomentar e fortalecer em suas ações a equidade e autonomia das mulheres agricultoras familiares.  Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual realizou-se um estudo de caso, com uso de entrevistas semiestruturadas e análise documental. As análises oriundas do trabalho revelam que as orientações metodológicas utilizadas, pela equipe técnica, nas atividades focam nos aspectos produtivos e não incorporam as relações de gênero. Dessa forma, há necessidade de inclusão de ações específicas e capacitações em gênero para os(as) técnicos(as).

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Biografia do Autor

Edimare Ribeiro Costa, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS/BA)

Mestrado em Planejamento Territorial – PLATERR da Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS/BA

Acácia Batista Dias, Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS/BA

Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Docente do Mestrado Profissional em Planejamento Territorial – PLANTERR da Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS/BA

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Publicado

2021-11-25

Como Citar

Ribeiro Costa, E., & Batista Dias, A. (2021). As Relações de Gênero na Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural:: Uma análise a partir da equipe técnica. Cadernos De Gênero E Diversidade, 7(2), 51–72. https://doi.org/10.9771/cgd.v7i2.37629

Edição

Seção

Artigos