As Relações de Gênero na Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural:
Uma análise a partir da equipe técnica
DOI:
https://doi.org/10.9771/cgd.v7i2.37629Palavras-chave:
Gênero, DiversidadeResumo
Este trabalho aborda a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (PNATER), com ênfase nas ações que contemplam as relações de gênero. Tem por objetivo analisar as estratégias de intervenção de uma política pública, na perspectiva de gênero, a partir da atuação da equipe técnica, a qual deve fomentar e fortalecer em suas ações a equidade e autonomia das mulheres agricultoras familiares. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual realizou-se um estudo de caso, com uso de entrevistas semiestruturadas e análise documental. As análises oriundas do trabalho revelam que as orientações metodológicas utilizadas, pela equipe técnica, nas atividades focam nos aspectos produtivos e não incorporam as relações de gênero. Dessa forma, há necessidade de inclusão de ações específicas e capacitações em gênero para os(as) técnicos(as).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Cadernos de Gênero e Diversidade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a Cadernos de Gênero e Diversidade seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Para conhecer mais sobre essa licença: <https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/>.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Cadernos de Gênero e Diversidade (CGD), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.