Pobreza e sentido de comunidade em mulheres do interior do Ceará:

Possibilidades de intervenção a partir da Psicologia Comunitária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v7i2.37481

Palavras-chave:

Psicologia Comunitária, Pobreza, Sentido de Comunidade, Interseccionalidade, Comunidade

Resumo

Este trabalho busca analisar o impacto da pobreza no sentido de comunidade de mulheres do interior do Ceará a partir da Psicologia Comunitária. Partimos do reconhecimento das situações de desigualdades sociais e de gênero presentes no cenário brasileiro, podendo ter características mais intensas em territórios distantes dos grandes centros urbanos. Contudo, uma das estratégias de enfrentamento dessas iniquidades tem sido o sentido de comunidade, que pode fortalecer as relações socio-comunitárias. Realizamos uma pesquisa qualitativa com utilizaçao de entrevista semi-estruturada. Participaram dessa investigaçao dez mulheres em situaçao de pobreza de uma comunidade no interior do estado do Ceará. Foi utilizado a análise de conteúdo. As mulheres em cenários de pobrezas sofrem mais iniquidades do que os homens, porque existem macro estruturas sociais que fomentam modos de vida com diferentes oportunidades as pessoas a partir dos marcadores como raça, gênero e classe são relevantes para que façamos essa análise. Observou-se que relação destas mulheres em contexto de pobreza com o sentido de comunidade a partir das relações cotidianas estabelecidas. Assim, foram visibilizadas as opressões vividas e suas estratégias de enfrentamento, construindo estratégias para atuação em psicologia comunitária compromissada com a mudança das desigualdades sociais e de genero.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vilkiane Natercia Malherme Barbosa, Universidade Federal do Ceará

Psicóloga formada pela Universidade Federal do Piauí. Doutoranda e mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Especialista em caráter de residência em Atenção Básica/ Saúde da Família pela Universidade Federal do Piauí.

James Ferreira Moura Júnior, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB)

Doutor em Psicologia (UFRGS). Docente da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB) e da Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza- CE, Brasil.

Verônica Morais Ximenes, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Psicologia - Universidad de Barcelona (2000) e Pós-Doutorado em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). É professora Titular da Universidade Federal do Ceará e do Programa de Pós-graduação em Psicologia.

Downloads

Publicado

2021-11-25

Como Citar

Barbosa, V. N. M., Moura Júnior, J. F., & Ximenes, V. M. (2021). Pobreza e sentido de comunidade em mulheres do interior do Ceará: : Possibilidades de intervenção a partir da Psicologia Comunitária. Cadernos De Gênero E Diversidade, 7(2), 26–50. https://doi.org/10.9771/cgd.v7i2.37481

Edição

Seção

Artigos