“Mulher tem mais facilidade para coisa artística, organização, trabalhos didáticos.” Produção de masculinidades e estratégias pedagógicas nos anos iniciais na roça.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v6i4.37436

Palavras-chave:

Pedagogias das masculinidades, Docência nos Anos Iniciais, Adultização, Roça, Escola

Resumo

O magistério é atualmente uma profissão fortemente feminina. Diversas questões são suscitadas a partir da atuação de professores homens na escolarização de crianças pequenas. Esse artigo se insere em uma tradição de pesquisas sobre esse tema. A constatação de que os homens que atuam nesses espaços são vistos socialmente como sujeitos fora de lugar é recorrente nas pesquisas. Nesse artigo nos ocupamos de problematizar um desses desdobramentos: a prática pedagógica de professores homens que atuam nos Anos Iniciais em escolas na região rural de município no Estado da Bahia. Os dados foram produzidos em pesquisa etnográfica com três professores homens que atuam nesse contexto. Problematizamos as tensões entre a manutenção das masculinidades e as demandas da docência com crianças pequenas. O elemento mais destacado em nosso ver é que a operação pedagógica posta em ação para garantia das masculinidades dos três informantes constituía fortemente na tentativa de criar o aluno, na contramão da criança, enquanto um aluno já adulto, sem possibilidade de conjugar ser aluno e ser criança, comprometendo com isso a qualidade pedagógica das aulas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Jeferson Barreto Xavier, UFRGS Programa de Pós Graduação em Educação

Doutorando em Educação UFRGS

Fernando Seffner, Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Educação

Fernando Seffner é licenciado em História, e tem doutorado em Educação. Leciona disciplinas que tratam de ensino de História junto ao Departamento de Ensino e Currículo da Faculdade de Educação da UFRGS. Integra o Programa de Pós-Graduação da mesma UFRGS, na linha de pesquisa Educação, Sexualidade e Relações de Gênero.

Maria Carmen Silveira Barbosa, UFRGS Programa de Pós Graduação em Educação

Professora no PPGEDU UFRGS

Downloads

Publicado

2021-04-17

Como Citar

Xavier, A. J. B., Seffner, F., & Barbosa, M. C. S. (2021). “Mulher tem mais facilidade para coisa artística, organização, trabalhos didáticos.” Produção de masculinidades e estratégias pedagógicas nos anos iniciais na roça. Cadernos De Gênero E Diversidade, 6(4), 364–389. https://doi.org/10.9771/cgd.v6i4.37436

Edição

Seção

Dossiê