A política pública do Microempreendedor Individual como instrumento de precarização do trabalho feminino

Autores

  • Emanuele Mantovani Universidade de Santa Cruz do Sul

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v6i3.35205

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Mercado de trabalho, Políticas públicas, Divisão sexual do trabalho.

Resumo

A figura jurídica do Microempreendedor Individual foi criada em 2009 com o objetivo de reduzir a informalidade e a precarização do trabalho, além de garantir a inserção no mercado a trabalhadores desempregados. No entanto, por sua natureza, o trabalho como microempreendedor individual acaba representando uma forma de precarização das relações de trabalho, sobretudo para as mulheres. Este artigo tem o objetivo de analisar como a formalização como MEI, a partir da instituição desta política pública repercute na precarização do trabalho feminino. Para isso, foram aplicados formulários e foram feitas entrevistas semi-estruturadas com mulheres que atuam como MEI para identificar de que forma a política pública se transforma em um mecanismo e ampliação da exploração do trabalho da mulher e das desigualdades que resultam da divisão sexual do trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emanuele Mantovani, Universidade de Santa Cruz do Sul

Jornalista (UNISC), mestra em Desenvolvimento Regional - PPGDR (UNISC). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - PPGDR (UNISC).

Downloads

Publicado

2021-01-26

Como Citar

Mantovani, E. (2021). A política pública do Microempreendedor Individual como instrumento de precarização do trabalho feminino. Cadernos De Gênero E Diversidade, 6(3), 35–56. https://doi.org/10.9771/cgd.v6i3.35205

Edição

Seção

Artigos