O Silenciamento de Marielle
DOI:
https://doi.org/10.9771/cgd.v6i2.35032Palavras-chave:
GêneroResumo
O objetivo deste artigo é realizar uma narrativa empírico-contextual sobre o caso do assassinato da vereadora Marielle Franco a partir da análise de conteúdo de seus discursos descrevendo o contexto público-político, as características e as relações entre as variáveis para chegar no teórico, utilizando o método jurídico-sociológico. Considera-se que o campo político é historicamente masculino, branco, burguês e excludente das vozes das “subalternas” e a escolha do caso é justificada pela motivação do crime, vez que aquele assassinato significa o silenciamento de sua voz. O contexto de desenvolvimento da pesquisa se inicia no ano de 2017, no Brasil, ano em que a vereadora assumiu sua mandata. Analisa-se a contribuição do conceito de Fraser (paridade de participação) para a promoção de espaços mais dialógicos e democráticos a partir do reconhecimento das sujeitas subalternas como iguais participantes na ordem social.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a Cadernos de Gênero e Diversidade seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Para conhecer mais sobre essa licença: <https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/>.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Cadernos de Gênero e Diversidade (CGD), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.