Sementes de Marielle no Cerrado Baiano
DOI:
https://doi.org/10.9771/cgd.v6i2.35031Palavras-chave:
Marielle Franco. Legado. Atos. Barreiras.Resumo
A repercussão da execução da vereadora e militante Marielle Franco foi nacional, internacional e também local. Neste breve relato de experiência, temos como objetivo refletir sobre o legado de Marielle Franco a partir de três atos públicos realizados no município de Barreiras, interior da Bahia, nos anos de 2018 e 2019. Retomamos sua biografia e a divulgação do crime, em seguida relatamos e analisamos os dois atos públicos realizados pelo PSOL - Barreiras na Praça Castro Alves, em 2018 e 2019 e o ato público organizado pelo Movimento Estudantil da Universidade do Estado da Bahia, Campus IX. As informações sobre Marielle Franco, sua trajetória e o crime, partem basicamente de fontes jornalísticas e vídeos disponíveis no YouTube ou no site que leva sua memória política. A partir de locais de fala distintos, avaliamos os reflexos do legado de Marielle para impulsionar a criação artística, a identificação com a negritude, a organização e fortalecimento dos movimentos sociais, de candidaturas de mulheres negras e as dificuldades no cenário político de ascensão da extrema-direita, inclusive em Barreiras.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a Cadernos de Gênero e Diversidade seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Para conhecer mais sobre essa licença: <https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/>.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Cadernos de Gênero e Diversidade (CGD), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.