Marielle Franco fiorisce in tutti noi. Um olhar italiano sobre a herança das lutas de Marielle Franco (e muitas outras)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v6i2.35005

Palavras-chave:

feminismo afroitaliano, feminismo interseccional, Marielle Franco

Resumo

Uma enorme quantidade de ações e iniciativas se multiplicaram na Itália para homenagear a memória e a história de luta e de vida de Marielle Franco, após o seu assassinato. Se a narrativa sobre o caso pessoal de Marielle e a sua potente figura pode ter descuidado o contexto específico carioca ligado ao motivo da sua “execução política”, é inegável que a potência da sua herança está no feito de ter se tornado um símbolo transnacional do feminismo interseccional que combate, conjuntamente, sexismo, racismo, homofobia e transfobia, desigualdade económica, criminalização da pobreza e diferentes formas de neocolonialismo. Na Itália, onde existe uma longa história de negação do passado colonial, um difícil surgimento de vozes afroitalianas e onde os discursos e temas feministas são sempre mais instrumentalizados para fortalecer propagandas racistas contra imigrantes, a história da luta de Marielle Franco teve uma forte ressonância: a sua força no caminho de visibilização das lutas e vozes feministas afrodescendentes representou um importante exemplo pelas redes feministas nacionais e transnacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessia Di Eugenio, Università di Bologna

Alessia Di Eugenio é atualmente pesquisadora no Departamento de Línguas, literaturas e Culturas modernas da Universidade de Bolonha e trabalha sobre a memória feminina da ditadura militar brasileira. Doutora em Estudos Literários e Culturais em 2018 com uma tese sobre a teoria da Antropofagia e suas repercussões contemporâneas na interseção entre Filosofia, Literatura e Estudos Culturais. Mestra em Filosofia em 2014 com uma dissertação intitulada La teoria dell'Antropofagia di Oswald de Andrade. Divorando il pensiero occidentale da una modernità periferica. Realizou períodos de estudo e estágios de pesquisa na Universidade Paris 1 Panthéon-Sorbonne e na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2020-10-15

Como Citar

Di Eugenio, A. (2020). Marielle Franco fiorisce in tutti noi. Um olhar italiano sobre a herança das lutas de Marielle Franco (e muitas outras). Cadernos De Gênero E Diversidade, 6(2), 284–294. https://doi.org/10.9771/cgd.v6i2.35005

Edição

Seção

Dossiê