Criminalização da vítima para justificação da morte: uma análise das principais fake news a respeito de Marielle Franco
DOI:
https://doi.org/10.9771/cgd.v6i2.34547Palavras-chave:
Marielle Franco, fake news, imagem pública, análise de discurso, comunicação políticaResumo
O trabalho aborda a disseminação de boatos contra a vereadora Marielle Franco após o seu assassinato no Rio de Janeiro em março de 2018. O crime político ganhou grande repercussão midiática no Brasil e no exterior por se tratar da execução de uma mulher, negra, assumidamente lésbica, originária de uma das maiores favelas do país e ocupante de um cargo eletivo no Legislativo municipal por um partido de esquerda. O artigo trata da tentativa de desconstrução da imagem pública da vereadora ao analisar a disseminação de fake news nas mídias digitais. São analisados ao todo cinco boatos citados na página oficial de Marielle Franco, que faz referência as calúnias e mentiras difundidas com a finalidade de desrespeitar a sua honra e o luto de seus familiares e amigos. O artigo trata do fenômeno crescente das Fake News a partir da lógica da contrainformação e aponta quais os elementos são usados pelos atores desses boatos com a finalidade de desconstruir a imagem pública de Marielle Franco.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a Cadernos de Gênero e Diversidade seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Para conhecer mais sobre essa licença: <https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/>.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Cadernos de Gênero e Diversidade (CGD), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.