Criminalização da vítima para justificação da morte: uma análise das principais fake news a respeito de Marielle Franco

Autores

  • Debora Cristina Alves da Cunha Milla UFPR
  • Erivelto Diego Amarante UFPR

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v6i2.34547

Palavras-chave:

Marielle Franco, fake news, imagem pública, análise de discurso, comunicação política

Resumo

O trabalho aborda a disseminação de boatos contra a vereadora Marielle Franco após o seu assassinato no Rio de Janeiro em março de 2018. O crime político ganhou grande repercussão midiática no Brasil e no exterior por se tratar da execução de uma mulher, negra, assumidamente lésbica, originária de uma das maiores favelas do país e ocupante de um cargo eletivo no Legislativo municipal por um partido de esquerda. O artigo trata da tentativa de desconstrução da imagem pública da vereadora ao analisar a disseminação de fake news nas mídias digitais. São analisados ao todo cinco boatos citados na página oficial de Marielle Franco, que faz referência as calúnias e mentiras difundidas com a finalidade de desrespeitar a sua honra e o luto de seus familiares e amigos. O artigo trata do fenômeno crescente das Fake News a partir da lógica da contrainformação e aponta quais os elementos são usados pelos atores desses boatos com a finalidade de desconstruir a imagem pública de Marielle Franco.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Debora Cristina Alves da Cunha Milla, UFPR

Mestranda na linha de Comunicação e Política no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPR, com bolsa Capes. Especialista em Marketing Empresarial pela UFPR. Graduada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela UTP. Integrante do grupo de pesquisa de Comunicação Eleitoral da UFPR. 

Erivelto Diego Amarante, UFPR

Mestrando em Comunicação Política pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da UFPR (PPGCOM-UFPR); especialista em Sociologia Política pela UFPR e graduado em Jornalismo pelo IELUSC.

Downloads

Publicado

2020-10-15

Como Citar

Milla, D. C. A. da C., & Amarante, E. D. (2020). Criminalização da vítima para justificação da morte: uma análise das principais fake news a respeito de Marielle Franco. Cadernos De Gênero E Diversidade, 6(2), 217–230. https://doi.org/10.9771/cgd.v6i2.34547

Edição

Seção

Dossiê