Queering Carreiras: Interseccionalidades De Gênero, Sexualidade e Classe na Trajetória de um Bailarino

Autores

  • Sidinei Rocha-de-Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Aline Mendonça Fraga Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v6i4.33920

Palavras-chave:

Carreira, Queer, Gênero, Sexualidade, Classe Social

Resumo

Gênero, sexualidade e classe marcam as trajetórias profissionais e se intercruzam na compreensão dos contextos de carreira. Desta forma, este trabalho tem por objetivo analisar uma trajetória queer, a partir da vivência de um bailarino, gay, de classe baixa, nascido no sul do Brasil. Os conceitos de carreira são (re)discutidos a partir da teoria queer e a discussão de gênero, sexualidade e classe são trabalhadas pela análise de intersecção destes elementos na formação da trajetória profissional. Adota-se como método as histórias de vida, buscando combinar observação, interação e reflexão, constituindo-se em um enfoque biográfico. Andrew, o entrevistado, é bailarino, ator e faz performances em festas. Ele adota uma postura queer em seu cotidiano, vestindo e agindo de modo próprio nos diferentes espaços de ação. Como principais contribuições do artigo destacam-se: 1) ênfase para a interseccionalidade no campo de carreiras, apontando as múltiplas diferenças que somam e marcam trajetórias; 2) apresentação das potencialidades da teoria queer para aprofundar e dar novas dimensões para os estudos de carreira; 3) uso de metodologias qualitativas para os estudos de carreira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sidinei Rocha-de-Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutor em Administração pela Université Pierre Mendès-France - Grenoble 2 em cotutela com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Professor Associado no curso de Administração da UFRGS e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração (2019 e 2021). Tem interesse de pesquisa nas áreas de Mercado de trabalho, inserção profissional e o processo de mobilidade social e as interseccionalidades de classe, gênero e raça na construção das carreiras contemporâneas.

Aline Mendonça Fraga, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGA/EA/UFRGS). Desenvolve estudos nas áreas de Relações de Trabalho e Gestão de Pessoas, sobretudo relativos à carreira, mobilidade, expatriação e suas interfaces e interseccionalidades com as diversidades e marcadores sociais de diferenças, como gênero, sexualidade e classe.

Downloads

Publicado

2021-04-17

Como Citar

Rocha-de-Oliveira, S., & Mendonça Fraga, A. (2021). Queering Carreiras: Interseccionalidades De Gênero, Sexualidade e Classe na Trajetória de um Bailarino. Cadernos De Gênero E Diversidade, 6(4), 7–32. https://doi.org/10.9771/cgd.v6i4.33920

Edição

Seção

Artigos