Queering Carreiras: Interseccionalidades De Gênero, Sexualidade e Classe na Trajetória de um Bailarino
DOI:
https://doi.org/10.9771/cgd.v6i4.33920Palavras-chave:
Carreira, Queer, Gênero, Sexualidade, Classe SocialResumo
Gênero, sexualidade e classe marcam as trajetórias profissionais e se intercruzam na compreensão dos contextos de carreira. Desta forma, este trabalho tem por objetivo analisar uma trajetória queer, a partir da vivência de um bailarino, gay, de classe baixa, nascido no sul do Brasil. Os conceitos de carreira são (re)discutidos a partir da teoria queer e a discussão de gênero, sexualidade e classe são trabalhadas pela análise de intersecção destes elementos na formação da trajetória profissional. Adota-se como método as histórias de vida, buscando combinar observação, interação e reflexão, constituindo-se em um enfoque biográfico. Andrew, o entrevistado, é bailarino, ator e faz performances em festas. Ele adota uma postura queer em seu cotidiano, vestindo e agindo de modo próprio nos diferentes espaços de ação. Como principais contribuições do artigo destacam-se: 1) ênfase para a interseccionalidade no campo de carreiras, apontando as múltiplas diferenças que somam e marcam trajetórias; 2) apresentação das potencialidades da teoria queer para aprofundar e dar novas dimensões para os estudos de carreira; 3) uso de metodologias qualitativas para os estudos de carreira.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Política de Acesso e Direitos Autorais
As pessoas autoras mantêm os direitos autorais de suas obras, concedendo à revista o direito de primeira publicação.
A Revista Cadernos de Gênero e Diversidade é de acesso aberto, não cobra taxas de submissão ou publicação.
As pessoas autoras mantêm os direitos autorais de suas obras, concedendo à revista o direito de primeira publicação.
As publicações são licenciadas sob a licença Creative Commons Atribuição (CC BY), que permite compartilhamento e adaptação com atribuição de autoria.
Termo da declaração de acesso aberto
Cadernos de Gênero e Diversidade (CGD) é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para usuária/o ou sua instituição. As usuárias e os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia da editora ou de autor/a/es, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).







