Professoras Travestis e Transexuais em Rondônia: trajetória, desafios e perspectivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v6i2.33169

Palavras-chave:

Trajetória, Docência, Transexualidade, Identidade.

Resumo

O estudo é de abordagem qualitativa e busca apresentar, a partir o viés da psicologia social, os desafios e perspectivas de cinco professoras travestis e transexuais que atuam na Educação Básica em escolas públicas do Estado de Rondônia. O artigo apresenta a trajetória de vida escolar e profissional fazendo uma conexão entre a construção da identidade transexual, a profissão docente, os desafios, experiências e perspectivas no exercício do magistério. Os dados se sustentam em pressupostos metodológicos da análise temática utilizada a partir do levantamento de informações com a realização de um encontro focal e de entrevistas individuais tendo a utilização de vídeos como técnica de coleta de dados. Os resultados da pesquisa se consolidam a partir dos desafios na trajetória de vida escolar e profissional das participantes delineados na escolha do magistério como profissão, as perspectivas quanto aos direitos de igualdade de gênero e a valorização das diferenças em uma sociedade mais justa, democrática e tolerante.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kary Jean Falcão, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC/RS. Membro do Grupo de Pesquisa Preconceito, Vulnerabilidade e Processos Psicossociais, PVPP/PUCRS. Endereço: Rua Algodoeiro, 5700, Floresta, 76.808-250, Porto Velho, RO, Brasil. Telefones: (69) 99337-0423 e (69) 3216-5980.

 

Downloads

Publicado

2020-10-15

Como Citar

Falcão, K. J. (2020). Professoras Travestis e Transexuais em Rondônia: trajetória, desafios e perspectivas. Cadernos De Gênero E Diversidade, 6(2), 8–33. https://doi.org/10.9771/cgd.v6i2.33169

Edição

Seção

Artigos