¿Por qué son importantes los Estudios Feministas?
DOI:
https://doi.org/10.9771/cgd.v5i2.32250Palavras-chave:
Estudios Feministas. Epistemologías feministas. Posicionalidad. Desigualdad de género. Decolonialidad.Resumo
Este artículo de divulgación científica busca responder, de forma didáctica y accesible, la pregunta acerca de por qué son importantes los estudios feministas. La argumentación fue construida en tres partes: la primera trata de la invisibilidad de determinados sujetos en las ciencias, como objeto de estudio y, principalmente, como productores de conocimiento; la segunda trata de la negación del prejuicio y de la discriminación contra esos sujetos; y la tercera trata de las posibilidades de transformación de ese marco. El foco son las mujeres (incluidas las trans), consideradas como el sujeto de los feminismos, y a pesar de ser un diálogo profundamente interdisciplinario, fue escrito a partir del lugar de la Historia como área de conocimiento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a Cadernos de Gênero e Diversidade seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Para conhecer mais sobre essa licença: <https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/>.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Cadernos de Gênero e Diversidade (CGD), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.