Cordel "Mais Mulheres no Poder"

Autores

  • Salete Maria da Silva UFBA

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v4i4.29352

Palavras-chave:

Mulheres, Poder, Cordel

Resumo

Fonte original:

MARIA, Salete. Mais Mulheres no Poder. 2018. Disponível em: <http://cordelirando.blogspot.com/2018/08/mais-mulheres-no-poder.html>. Acesso em: 03 fev. 2019.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Salete Maria da Silva, UFBA

SALETE MARIA é uma cordelista feminista brasileira. Atualmente trabalha como professora do Bacharelado em Estudos de Gênero e Diversidade.da Universidade Federal da Bahia-UFBA. Durante anos foi professora do Curso de Direito da Universidade Regional do Cariri-URCA, sediada no sul do Ceará, onde, por mais de uma década também foi advogada de mulheres e homossexuais vítima de violência, tendo, inclusive, peticionado em formato de cordel. É membro-fundadora da Sociedade dos Cordelistas Mauditos(sic) - um importante movimento de jovens poetas, cantadores e performers fundado no ano 2000 em Juazeiro do Norte. Em março de 2014, Salete Maria completou “20 anos de cordelírio feminista e libertário”. Nessa trajetória, teve cordéis premiados pela Fundação Cultural do Estado da Bahia-FUNCEB, recitados pela atriz Deth Haak, musicados pela cantora Socorro Lira, citados pelo jornalista Arnaldo Jabor, encomendados pelos cineastas Vagner Almeida e Orlando Pereira e referenciados por diversos pesquisadores e amantes da literatura popular e da cultura oral, deste e de outros países. Seu trabalho é utilizado em cursos, palestras, debates e também tem sido objeto de dissertações e teses de doutorado. Suas temáticas são múltiplas, mas com ênfase nas questões de gênero, feminismo, direitos humanos e outros assuntos marginais e periféricos. Transita entre diversas linguagens, opera com signos variados e apresenta uma rima inventiva, irônica, dramático-cômica e, sobretudo, política e intertextual. Salete Maria - que aprendeu a fazer cordel com uma avó cega e analfabeta - fez uma grande revolução na literatura de cordel, sendo a maior referência feminina neste campo, ao qual se dedica de corpo e alma.

Downloads

Publicado

2019-02-12

Como Citar

da Silva, S. M. (2019). Cordel &quot;Mais Mulheres no Poder&quot;. Cadernos De Gênero E Diversidade, 4(4), s/p. https://doi.org/10.9771/cgd.v4i4.29352

Edição

Seção

Apresentação