Os fantasmas da maternidade: a importância da psicanálise no contexto hospitalar
DOI:
https://doi.org/10.9771/cgd.v5i4.29287Palavras-chave:
Maternidade, Psicanálise, Luto, Psicologia Hospitalar, Setting terapêutico.Resumo
Este artigo apresenta um estudo de caso realizado durante o estágio curricular no setor de Psicologia da maternidade do Hospital Agamenon Magalhães, Pernambuco. O caso foi de Valentina, gestante de alto risco, devido à um sopro cardíaco. O adoecimento durante a gestação restaurou um luto complicado em relação à suas figuras maternas, a mãe e avó que morreram em situações parecidas, instaurando um medo de não sair com vida do hospital. A Psicanálise foi utilizada como método para resgatar a subjetividade dos pacientes dentro do contexto hospitalar, possibilitando um escuta qualificada e novas formas de elaborar o sofrimento psíquico. Como resultado das intervenções, na medida em que a relação terapêutica mesmo que breve foi construída, estabeleceu um setting terapêutico na postura do analista independente do ambiente de atendimento, permitindo que revisitasse o luto com segurança e ressignificasse a internação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a Cadernos de Gênero e Diversidade seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Para conhecer mais sobre essa licença: <https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/>.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Cadernos de Gênero e Diversidade (CGD), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.