Notas Etnográficas sobre Homens Negros Balizadores de Fanfarra em Salvador
DOI:
https://doi.org/10.9771/cgd.v5i2.29263Palavras-chave:
Balizadores, Fanfarras, Dois de Julho, Performances, SalvadorResumo
As performances dos homens negros balizadores de fanfarra são caracterizadas pela transgressão à rigidez corpórea atribuída a papéis masculinos, intensificados pelo fator racial. Porém, essas agências performativas causam efeitos contrários à ojeriza ou rejeição generalizada de quem assiste ao espetáculo, tornando-se altamente valorados pela audiência. Levando em consideração a estrutura das relações sociais brasileiras, os marcadores da diferença colocariam os balizadores em posições desfavoráveis no cotidiano, contudo, no momento do ato performático, eles assumem temporariamente outro status, como “seres de extraordinário poder”. Ao descrever o espetáculo mais proeminente na Bahia, o Desfile Cívico de Dois de Julho de Salvador, o interesse motriz desta pesquisa é compreender como os balizadores significam essas performances, além de refletir sobre o ordenamento das dinâmicas sócio-rituais presentes na cena etnográfica.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a Cadernos de Gênero e Diversidade seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Para conhecer mais sobre essa licença: <https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/>.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Cadernos de Gênero e Diversidade (CGD), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.