Para Pensar o Exercício da Paternidade: contribuições a partir de uma pesquisa sobre guarda compartilhada

Autores

  • Laura Hêmilly Campos Martins Universidade Estadual do Ceará
  • Maria do Socorro Ferreira Osterne Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v5i4.29092

Palavras-chave:

Paternidade. Parentalidade. Guarda compartilhada.

Resumo

Este artigo tem por base o estudo da condição paterna à luz da utilização compulsória do modelo compartilhado de guarda, medida aplicada no Brasil com a sanção da Lei n° 13.058/14. A partir das demandas em tramitação no Fórum Clóvis Beviláqua em Fortaleza, o objetivo foi adentrar nas narrativas para compreender de que forma os homens vivenciam a paternidade na dinâmica do compartilhamento da guarda. Caracteriza-se como um estudo de natureza qualitativa referenciado em entrevistas semiestruturadas, realizadas com seis pais. A principal conclusão foi que os entrevistados estão em processo de conhecer e reconhecer a lei que trata da aplicação compulsória da guarda, sendo o caráter impositivo da modalidade não tão relevante. Nesse ínterim, estão vivenciando um estreitamento nos laços de afeto e convivência com os filhos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laura Hêmilly Campos Martins, Universidade Estadual do Ceará

Assistente Social. Mestre em Sociologia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Discente do Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Estadual do Ceará – UECE.

 

Maria do Socorro Ferreira Osterne, Universidade Estadual do Ceará

Assistente Social. Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Docente do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Estadual do Ceará - UECE.

Downloads

Publicado

2019-12-26

Como Citar

Martins, L. H. C., & Osterne, M. do S. F. (2019). Para Pensar o Exercício da Paternidade: contribuições a partir de uma pesquisa sobre guarda compartilhada. Cadernos De Gênero E Diversidade, 5(4), 103–132. https://doi.org/10.9771/cgd.v5i4.29092