Diversidade de concepções entre alunos sobre usos e funções sociais da escrita e da leitura

Autores

  • Emmanuel Itallo da Silva Santos Universidade Federal de Pernambuco
  • Candy Marques Laurendon Universidade Federal de Pernambuco http://orcid.org/0000-0002-5670-2824

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v4i3.28047

Palavras-chave:

Concepções de alunos. Diversidade sociocultural. Funções sociais. Linguagem escrita

Resumo

Considerando que cada ser humano é único, mas que aprende com os outros e compartilha, portanto, visões do mundo, este texto tem por objetivo apresentar os primeiros resultados de uma pesquisa que investiga as concepções de alunos do Ensino Fundamental I acerca das atividades de escrita e de leitura. Na continuação do estudo elaborado por Spinillo, Albuquerque e Lins e Silva (1996), ao questionar alunos de diferentes níveis escolares e condições socioculturais sobre “Para que serve ler e escrever?” mais de vinte anos depois, pretende-se identificar uma diversidade de concepções sobre os usos e as funções sociais destas atividades, propostas nas escolas e presentes no dia a dia da sociedade. Pois, as experiências de vida e os conhecimentos prévios dos sujeitos são diferentes em função da classe social à qual pertencem; enquanto para os alunos de classe baixa, a relação com os saberes escolares é uma relação “profissional”, de adaptação às situações, os alunos de classe média e alta consideram este saber pela importância deste objeto de saber, como um fim em si (Charlot, 1996). Assim, entre os alunos de escolas públicas e de escolas particulares, os primeiros tendem a associar a linguagem escrita a objetivos futuros a um nível individual como conseguir um emprego, melhorar de vida; os segundos associam a usos escolares, ou seja, a ganhos imediatos no contexto escolar e como fator importante para o desenvolvimento de habilidades intelectuais.

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Biografia do Autor

Candy Marques Laurendon, Universidade Federal de Pernambuco

Atualmente Pós-doutoranda e Professora Colaboradora no Programa de Pós-graduação em Psicologia Cognitiva da Universidade Federal de Pernambuco. Doutora em Psicologia Cognitiva em Co-tutela entre Universidade de Angers (França) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Natal, Brasil). Pesquisadora do NUPPEM (Núcleo de Pesquisa em Psicologia da Educação Matemática) da UFPE, do GEEMPA sobre a formação de professores e do Núcleo de pesquisa GIR@. Possui Mestrado Profissional em Psicologia Intercultural (Universidade Toulouse-le-Mirail, França, 2004) e Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento da mesma  Universidade (2007), com Graduação em Psicologia Social. Trabalha sobre as tematicas da Aprendizagem na escola e fora da escola, crianças e no caso dos adultos Aprendizagem Profissional

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Publicado

2018-09-14

Como Citar

da Silva Santos, E. I., & Laurendon, C. M. (2018). Diversidade de concepções entre alunos sobre usos e funções sociais da escrita e da leitura. Cadernos De Gênero E Diversidade, 4(3), 142–154. https://doi.org/10.9771/cgd.v4i3.28047

Edição

Seção

Dossiê