A destruição da Líbia e a questão dos migrantes e refugiados

Autores

  • Angela Lano POS-AFRO/UFBa

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v4i4.27999

Palavras-chave:

Líbia, Migração, Guerra, Colonialismo, Redes de Tráfico de Seres Humanos

Resumo

Em 2011, uma coalizão de 40 países ocidentais e árabes, juntamente com a OTAN, desencadeou a guerra contra a Líbia, motivada por interesses atribuíveis às políticas neocoloniais na África e no Oriente Médio, mas justificada pela defesa dos direitos humanos do povo líbio (UNITED, 2005), supostamente ameaçado pelo regime de Gaddafi. Desenvolvimentos posteriores estão provando que tais ameaças eram superestimadas, como relatórios e pesquisas internacionais estão mostrando; contudo o resultado é a destruição de um país soberano, seu empobrecimento, a guerra entre milícias e o caos político e social, e uma onda de imigração de massa da Líbia para a Europa. Trata-se seja de trabalhadores da África subsaariana que sob o regime de Gaddafi levavam uma vida digna, com trabalho, casa, assistência social e sanitária, seja de imigrantes que chegam na Líbia a partir de outros Estados africanos e acabam caindo nas redes de tráfico de seres humanos, gerenciadas por milícias líbias e de outros países árabes, máfias locais e internacionais. O artigo analisa esse fenômeno migratório, em relação à situação na Líbia, tentando destacar suas causas e propósitos, e o uso e a exploração pelas indústrias europeias, e mais em geral pelo sistema econômico capitalista neoliberal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angela Lano, POS-AFRO/UFBa

Jornalista, escritora, historiadora do mundo árabe-islâmico e doutoranda no programa de Estudos Étnicos e Africanos da UFBA. O título da tese: "O radicalismo islâmico e as agendas geopolíticas ocidentais: alianças e conflitos no caso da Líbia, da revolta contra Gaddafi aos dias atuais". Atualmente está realizando a pesquisa de doutorado na SOAS – School of African and Oriental Studies, em Londres, com uma bolsa sanduíche de seis meses financiada pela CAPES.

Downloads

Publicado

2019-02-12

Como Citar

Lano, A. (2019). A destruição da Líbia e a questão dos migrantes e refugiados. Cadernos De Gênero E Diversidade, 4(4), 28–49. https://doi.org/10.9771/cgd.v4i4.27999