“Todos podem aprender, mas não é fácil” - Entrevista com Esther Pillar Grossi

Autores

  • Nair Cristina da Silva Tuboiti Doutoranda Univesidade Católica de Brasilia Professora da Secretaria de Educaçao do DF Formadora do Grupo de Estudos sobre Educaçao Metodologia de Pesquisa e Ação
  • Candy Estelle Marques Laurendon Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v4i3.27756

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem, Diversidade, Inovação,

Resumo

Diante da perspectiva desse dossiê "Educação, Diversidade e Inovação", no dia 24/08/2018, às 8h da manhã, via Skype, realizamos essa entrevista, estando  a entrevistada em Porto Alegre, na sua residência e a  entrevistadora em Brasília, também na sua residência.A Professora Doutora Esther Pillar Grossié uma grande educadora brasileira, presidente de uma ONG, o Grupo de Estudos sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação (Geempa) sediada em Porto Alegre e que há 48 anos tem feito a diferença na educação. Ao longo desse período trabalha na formação de alfabetizadores no Brasil e Colômbia, a partir de uma proposta didática-pedagógica pós-construtivista, elaborada pela entrevistada junto com uma equipe de científicos. Essa entrevista marca uma oportunidade de dialogar sobre uma visão inovadora e revolucionária da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nair Cristina da Silva Tuboiti, Doutoranda Univesidade Católica de Brasilia Professora da Secretaria de Educaçao do DF Formadora do Grupo de Estudos sobre Educaçao Metodologia de Pesquisa e Ação

Doutoranda em Psicologia - Universidade Católica de Brasília - UCB (2015), sob a orientação da Professora Dra. Lêda Gonçalves de Freitas; Bolsista da CAPES - Programa Institucional de Bolsas Doutorado Sanduíche/PDSE - Processo n° 8881.132323/2016-01, à l’Université de Cergy-Pontoise, France - (2017/2018), sob coorientação da professora Dra. Line Numa-Bocage. Mestre em Psicologia. Professora da Secretaria do Estado de Educação do Distrito Federal. Coordenadora do Núcleo de Estudo Geempiano do Distrito Federal (Negedf). Atua, desde 1995, junto ao Grupo de Estudos sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação (GEEMPA). Vinculada à Association pour la recherche sur le développement des compétences (ARDéCo).

Candy Estelle Marques Laurendon, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Pós-doutoranda e Professora Colaboradora no Programa de Pós-graduação em Psicologia Cognitiva da Universidade Federal de Pernambuco. Doutora em Psicologia Cognitiva em Co-tutela entre Universidade de Angers (França) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Natal, Brasil). Pesquisadora do NUPPEM (Núcleo de Pesquisa em Psicologia da Educação Matemática) da UFPE, do GEEMPA sobre a formação de professores e do Núcleo de pesquisa GIR@. Possui Mestrado Profissional em Psicologia Intercultural (Universidade Toulouse-le-Mirail, França, 2004) e Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento "PsychologieduDéveloppement et Processus de socialisation" - Universidade Toulouse-Le-Mirail (2007), com Graduação em Psicologia Social.

Downloads

Publicado

2018-09-14

Como Citar

Tuboiti, N. C. da S., & Marques Laurendon, C. E. (2018). “Todos podem aprender, mas não é fácil” - Entrevista com Esther Pillar Grossi. Cadernos De Gênero E Diversidade, 4(3), 130–141. https://doi.org/10.9771/cgd.v4i3.27756

Edição

Seção

Dossiê