Teorias lésbicas contemporâneas e a arte como ativismo e potência de resistência e visibilidade

Autores

  • Simone Brandão Souza UFRB

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v4i2.26648

Palavras-chave:

Lésbicas. Arte. Ativismo. Visibilidade.

Resumo

O artigo busca, a partir da aproximação com diferentes teóricas do pensamento lésbico contemporâneo, discutir a importância da promoção da visibilidade lésbica, em especial de lésbicas com vidas precárias, a exemplo de mulheres negras em situação de encarceramento que se relacionam afetiva e sexualmente com mulheres. Reflete, assim, sobre a necessidade de investimento em uma produção teórica brasileira interseccional sobre lesbianidade, a partir das próprias experiências lésbicas e sugere a arte como expressão e possibilidade de militância feminista lésbica com potência para promover a visibilidade, sendo, ainda, resistência e produção de conhecimento sobre si.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Brandão Souza, UFRB

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (1995) e mestrado em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2005). Atualmente é professora Assistente do Curso de Serviço Social da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia . Doutorando em andamento no Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade - UFBA, orientador: Leandro Colling. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Direitos Humanos.

Downloads

Publicado

2018-06-12

Como Citar

Souza, S. B. (2018). Teorias lésbicas contemporâneas e a arte como ativismo e potência de resistência e visibilidade. Cadernos De Gênero E Diversidade, 4(2), 134–143. https://doi.org/10.9771/cgd.v4i2.26648

Edição

Seção

Dossiê