A interface entre Gênero e Direito: entrevista com Alda Facio

Autores

  • Salete Maria da Silva Universidade Federal da Bahia
  • Sonia Jay Wright
  • Enézio de Deus Silva Júnior Secretaria da Administração do Estado da Bahia (SAEB)

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v4i1.25839

Palavras-chave:

Gênero, Direito, Feminismo Jurídico

Resumo

No dia 13 de setembro de 2016, em Salvador, Bahia, mais precisamente  na residência da professora Sonia Jay, onde a jurista Alda Facio esteve hospedada, três integrantes do grupo de pesquisa Jusfemina realizaram a presente entrevista, cujo conteúdo versa, dentre outros  assuntos,  sobre a interface entre gênero e direito e a trajetória da jurista feminista Alda Facio. Ao longo do diálogo, que durou cerca de quarenta minutos, buscou-se registrar sua contribuição para o feminismo jurídico latino americano e o papel das feministas na transformação do mundo jurídico, conforme passamos a expor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Salete Maria da Silva, Universidade Federal da Bahia

Advogada feminista, mestre em direito, doutora em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo, professora da Universidade Federal da Bahia, líder do JUSFEMINA - grupo de pesquisa e ação em direitos das mulheres e políticas para igualdade de gênero, e-mail: saletemaria@oi.com.br

Sonia Jay Wright

Sonia Jay Wright é Profa. Dra. do Bacharelado de Estudos em Gênero e Diversidade (BEGD), do Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Mulher (Neim), vinculado ao Depto. de Estudos de Gênero e Feminismo da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Graduada em Direito (1988) e mestra em Ciência Política (1996) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); participou do Programa de Formação em Análise de Políticas Públicas do Cebrap/LBJ School of Public Affairs, UT, Fundação Ford, em Austin, Texas, Estados Unidos (EUA), 1993-1994; e é doutora em Ciências Sociais (2009) pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). Ao longo de sua carreira tem trabalhado com questões de gênero e política, abordando os temas da autonomia e empoderamento, bem como da participação e representação política das mulheres.

Enézio de Deus Silva Júnior, Secretaria da Administração do Estado da Bahia (SAEB)

Doutor e Mestre em Família na Sociedade Contemporânea pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL), Especialista em Direito Público pela Universidade Salvador (UNIFACS), Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Atuação na pesquisa/docência, com ênfase em Direitos Humanos e das Minorias, Direitos das Famílias, Diversidades Sexual e de Gênero e Análise de Discurso francesa (AD). Entre outros, é autor dos livros: Falas de que Família(s)? Análise dos Discursos da Constituinte de 1987/88 sobre Direitos e Relações Familiares (Editora Appris), A Possibilidade Jurídica de Adoção Por Casais Homossexuais (5ª edição, Editora Juruá), Assassinatos de Homossexuais e Travestis: Retratos da Violência Homo(trans)fóbica (Instituto Memória). Coordenador e coautor do livro: União Estável Entre Homossexuais: Comentários à Decisão do STF face à ADI 4.277/2009 e à ADPF 132/2008 (Editora Juruá). Advogado (OAB/BA 20914) e servidor público concursado da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) vinculada à Secretaria da Administração do Estado da Bahia (SAEB).

Downloads

Publicado

2018-03-07

Como Citar

da Silva, S. M., Wright, S. J., & Silva Júnior, E. de D. (2018). A interface entre Gênero e Direito: entrevista com Alda Facio. Cadernos De Gênero E Diversidade, 4(1), 184–194. https://doi.org/10.9771/cgd.v4i1.25839

Edição

Seção

Entrevistas