Violências, Justiça e Gênero: debates teóricos e aplicações práticas do Direito e dos Estudos de Gênero

Autores

  • Claudia Regina Nichnig Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Regina Ingrid Bragagnolo Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Maria Eduarda Ramos Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v4i1.25692

Palavras-chave:

Violências, Gênero, Justiça

Resumo

O presente artigo apresenta o Dossiê Viôlências, Justiça e Gênero formado pelos artigos apresentados pelas autoras que participaram do Simpósio Temático ocorrido durante o 11º Seminário Internacional Fazendo Gênero e 13º Mundos de Mulheres, que aconteceu em Florianópolis, em agosto de 2017. A proposta foi agrupar trabalhos que articulassem as discussões dos estudos de Gênero com o Direito, a partir de discussões sobre as temáticas das violências, debate extremamente necessário mais ainda incipiente no Brasil. Além de boas discussões teóricas em relação as violências e a aplicação do direito penal, os artigos também trazem discussões práticas sobre a aplicação da Lei Maria da Penha, nos mais diferentes recantos do país. Assim, as discussões sobre a implementação, aplicação e as práticas que visam o enfrentamento e a eliminação das violências, a partir de uma perspectiva dos estudos de gênero e feministas

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Regina Nichnig, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Claudia Regina Nichnig é doutora em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013), na área de Estudos de Gênero. Pós-doutoranda em História, na Universidade Federal de Santa Catarina, no projeto intitulado 'Criando laços, fazendo redes: encontros e articulações feministas no Brasil dos anos 70 e 80". Pós doutora em Antropologia Social no CNRS, EHESS, Universidade de Toulouse le Mirail, LISST, no quadro do Projeto CAPES-COFECUB intitulado “Gênero, sexualidade e parentesco: um estudo comparativo entre França e Brasil”.  Possui graduação em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003), graduação em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí (1999), especialização em Direito Civil e Direito do Trabalho. Mestre em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). É uma das organizadoras do Fazendo Gênero 11 e 13o. Women´s Worlds Congress que será realizado na UFSC em 2017. É uma das professoras da disciplina História das Mulheres e das Relações de Gênero do Programa de Pós-graduação em História da Ufsc. É  professora nos cursos de Ciências Contábeis e Análise de Sistemas do Centro Universitário Municipal de São José - USJ. É professora de Direito de Família e Sucessões na Faculdade de Santa Catarina - FASC e no Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis - IES. Atua principalmente nos seguintes temas: estudos de gênero, feministas e sexualidade, feminismos no Brasil, história da família no Brasil contemporâneo, gênero e direito, conjugalidades entre pessoas do mesmo sexo no Brasil, conjugalidades e homoparentalidades no Brasil e na França, violências de gênero.

Regina Ingrid Bragagnolo, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGP/UFSC), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC). Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2004), graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2004). Atualmente é professora da Universidade Federal de Santa Catarina no Núcleo de Desenvolvimento Infantil NDI/CED. Tem experiência na área de Educação e Psicologia, com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, sexualidade, políticas públicas, violências e infância.

Maria Eduarda Ramos, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Itajaí (2007) e mestrado em Programa de Pós-graduação de Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Doutora pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas na Universidade Federal de Santa Catarina na área de gênero. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: violência contra mulheres, Lei Maria da Penha, feminismos, pornografia, sexualidades, estudos de gênero, pessoas com deficiência.

Downloads

Publicado

2018-03-07

Como Citar

Nichnig, C. R., Bragagnolo, R. I., & Ramos, M. E. (2018). Violências, Justiça e Gênero: debates teóricos e aplicações práticas do Direito e dos Estudos de Gênero. Cadernos De Gênero E Diversidade, 4(1), 103–106. https://doi.org/10.9771/cgd.v4i1.25692

Edição

Seção

Dossiê