Lesbianidade Política na Bahia: que ginga é essa?

Autores

  • Zuleide Paiva da Silva UNEB - Universidade do Estado da Bahia; LBL-Liga Brasileira de Lésbicas

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v4i2.25504

Palavras-chave:

Lesbianidade Política. Organizações Lésbicas - Bahia (BA). Comunidade de práticas.

Resumo

Reconhecendo a lesbianidade como ato de resistência (CLARKE, 1990), tomo as organizações lésbicas como objeto de estudo, apreendendo a experiência (SCOTT, 1998) como ponto de partida dessa reflexão. Situada no campo dos estudos feministas de gênero e sexualidade, reconheço que todo conhecimento é localizado (HARAWAY, 1995) e percebo a ginga como produção de conhecimento feminista (ARAUJO, 2015). Orientada pelo paradigma feminista “o Pessoal é Político” e pelos paradigmas “Exu” e “América Latina”, meu propósito neste texto é apresentar dimensões histórica, política e cognitiva das organizações lésbicas da Bahia que se reconhecem e são reconhecidas como expressões dos novos movimentos sociais (GOHN, 2012). O trabalho reconhece a lesbianidade política na Bahia como ginga pela (re)existência lésbica, uma luta iniciada na capital baiana no tempo da ditadura militar, e sugere que, a partir dos anos 2000, a ginga lésbica se expandiu em rede, seguindo em “continuum lésbico” (RICH,1980) pela região metropolitana de Salvador e interior do Estado. Sem nenhuma pretensão de verdade, ressalto que este é um saber militante (MERHY,2008) - reflexões de uma sujeita implicada que se pretende epistêmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Zuleide Paiva da Silva, UNEB - Universidade do Estado da Bahia; LBL-Liga Brasileira de Lésbicas

Professora da Universidade do Estado da Bahia, Bibliotecária, doutora em Difusão do Conheceimento, mestra em Gênero, Mulher e Feminismo. Pesquisadora do DIADORIM - Centro de Estudos de Gênero, Raça, Etnia e Sexualidade da UNEB, vinculado ao Grupo de Pesquisa Formação, Educação e Linguagem, ativista da Liga Brasiliera de Lésbicas. Atua no campo dos estudos feministas com ênfase na lesbianidade.

Downloads

Publicado

2018-06-12

Como Citar

da Silva, Z. P. (2018). Lesbianidade Política na Bahia: que ginga é essa?. Cadernos De Gênero E Diversidade, 4(2), 91–116. https://doi.org/10.9771/cgd.v4i2.25504

Edição

Seção

Dossiê